Acre começou o dia com 13ºC, devido à chegada de ar polar. Um raríssimo fenômeno ocorreu em Rio Branco: a chuva sem nuvens.
ago 04
AR POLAR DERRUBOU A TEMPERATURA NO ACRE
Exatamente como o Tempo Aqui previu e informou, esta sexta-feira – 4/8/2017 – começou o dia com temperatura de apenas 13,0ºC, nas cidades acreanas de Epitaciolândia e Brasileia, e 16,3ºC, em Rio Branco, conforme os registros meteorológicos do INMET.
Na região de Assis Brasil, a mínima foi 14,2ºC, registrado pela estação meteorológica da cidade vizinha de Inapari, no Peru, que fica a poucos metros da fronteira com o Brasil.
A frente fria que chegou e a penetração de ar polar, nesta quinta-feira, foram a causa desta queda na temperatura no Acre. Mesmo com sol intenso, sem nenhuma nuvem o dia inteiro, as temperaturas máximas ficaram abaixo de 29ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, e inferior a 31ºC, em Rio Branco.
Devido à incursão desta massa de ar polar, a umidade do ar cairá mais ainda, nos próximos dias, e poderá ficar inferior a 20% e se aproximar de 12%.
O Tempo Aqui lembra que, entre 12 e 20% de umidade do ar, caracteriza o estado de alerta para a saúde das pessoas e, abaixo de 12%, o estado de emergência. Assim, deve-se ter o máximo de cuidado, ingerindo muito líquido e evitando fazer exercícios físicos, quando a umidade atingir tais valores.
CHUVA SEM NUVEM OCORREU EM RIO BRANCO
Um fenômeno atmosférico raríssimo ocorreu em Rio Branco, nesta quinta-feira, dia 3 de agosto de 2017: a chuva sem nuvens. Os pingos começaram a cair por volta das 16 horas e continuaram até por volta das 20 horas. Dezenas de pessoas, no centro da cidade e nos bairros, relataram o fenômeno e ficaram impressionadas, pois o céu estava azul, sem uma única nuvem sobre a cidade nem no horizonte da capital acreana. À noite, o céu continua limpo e estrelado e os pingos continuavam a cair em todos os lugares e bairros relatados pelos observadores.
O fenômeno foi presenciado por nós de O Tempo Aqui. Os pingos que caíam eram bem espaçados e finos, mas o suficiente para serem observados nos veículos estacionados na rua. A temperatura, quando os pingos começaram a cair, estava em torno de 29ºC e a umidade relativa do ar, 40%.
Uma explicação provisória para tal fenômeno é que houve uma súbita perda de calor do ar que subia carregado com pouca umidade e, assim, não permitindo a formação de nuvens, mas a transformação imediata em gotículas de água que se precipitaram.
Estamos estudando o fenômeno a fim de informarmos melhor o ocorrido. O Tempo Aqui pede a colaboração de todos os estudiosos do assunto a fim de que possamos dar uma melhor explicação para a população.
Nos próximos dias estaremos publicando um artigo especial sobre o assunto.
Se você também presenciou o fenômeno desta chuva sem nuvens, nesta quinta-feira, em Rio Branco, informe-nos. O Tempo Aqui agradece pela sua colaboração.
hoje 04/08/17, em Sena por volta das 07 horas da manhã também ocorreu esse fenômeno.
Olá, Antônio. Muito obrigado pela participação.
Eu também presenciei este fenômeno
Olá, Gesiel. Muito obrigado pela sua participação.