Umidade do ar pode ficar ainda mais baixa, no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, com chegada de mais uma onda de frio polar
jul 28
CLIMA DE DESERTO
A última quinta-feira, 27 de julho, registrou a menor umidade relativa do ar de 2017 e dos últimos anos, em Rio Branco e na cidade amazonense de Boca do Acre. As duas cidades tiveram um dia extremamente seco, com apenas 18% de umidade, caracterizando estado de alerta para a saúde humana. Em Cuiabá, a capital mato-grossense, a umidade chegou a 15%. As capitais do Acre e de Mato Grosso têm sido as mais secas dentre as 27 capitais brasileiras. Nesta sexta-feira, Rio Branco registrou umidade mínima de 20%, enquanto, Cuiabá, 17%.
Com este clima de deserto, esta sexta-feira, dia 28, começou com temperaturas bem abaixo da média. Foram registrados 15,8ºC, em Brasileia e em Epitaciolândia, 16,3ºC, em Rio Branco, 16,1ºC, em Boca do Acre, e 14,0ºC, em Cuiabá.
Durante o dia, porém, o calor intenso fez com com que, nestas mesmas cidades, as máximas registradas oscilaram entre 33 e 36ºC.
NOVA ONDA DE FRIO POLAR DEVE AUMENTAR A SECA
As baixas umidades do ar que têm sido registradas no Acre, no Amazonas, em Rondônia e em Mato Grosso podem chegar a valores ainda mais baixos e não será surpresa se ficarem, em algumas áreas, inferiores a 12%, o que caracterizaria estado de emergência para a saúde das pessoas.
A causa do agravamento da seca será a quase certa chegada de uma nova massa de ar frio e seco, de origem polar, na próxima semana.
Assim, após despencar a temperatura, a penetração de mais ar seco polar deixará os dias extremamente desconfortáveis, com baixíssima umidade. Os dias estarão muito quentes, com temperaturas entre 34 e 38ºC, mas as noites, amenas, com valores entre 12 e 16ºC, dependendo da cidade.
As regiões mais gravemente atingidas pela baixa umidade do ar serão o leste e o sul do Acre, o sudeste e o sul do Amazonas, o centro, o sul, o oeste e o norte de Mato Grosso e todos os municípios de Rondônia. A umidade, no entanto, vai cair acentuadamente também em Manaus, podendo ficar situada entre 20 e 35% na próxima semana.
O ar seco vai continuar predominando ainda em Goiás e no Distrito Federal, com valores que podem ficar inferiores a 20% em muitas áreas.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo nos próximos dias.