Frio à noite e calor durante o dia, com baixa umidade do ar, marcarão esta semana no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e parte do Amazonas
jul 10
PREVISÃO ATÉ DOMINGO – 16/7/2017
BAIXA UMIDADE DEIXA NOITES FRIAS E DIAS QUENTES
Quem trabalha à noite sentirá frio, principalmente após as 23 horas e até os primeiros minutos após o Sol nascer, durante esta semana, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas e nas planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.
No entanto, não ocorrerá nenhuma onda de frio polar ou frente fria esta semana. A causa do frio noturno será a baixa umidade relativa do ar que deverá diminuir ainda mais nos próximos dias, devido a uma intensa massa de ar seco que está sobre a Amazônia sul-ocidental, o Centro-Oeste brasileiro e as planícies da Bolívia e do Peru.
Quando o ar está muito seco, acontecem dois fenômenos opostos no mesmo dia: calor diurno e frio noturno, que são as características dos desertos e semi-desertos. A pouca umidade facilita a penetração dos raios solares que aquecem rapidamente a superfície do solo, o qual transmite esse calor ao ar próximo à superfície. Durante a noite, pelo mesmo motivo, acontece o inverso: o calor da superfície é rapidamente irradiado para fora da Terra, fazendo com o ar próximo também esfrie rapidamente.
No Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, as temperaturas noturnas mais baixas ocorrerão entre quarta-feira e sexta-feira, ou seja, nos dias 12, 13 e 14 deste mês de julho. A expectativa é de que as mínimas oscilem entre 12 e 15ºC, em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Vilhena, Cacoal, Boca do Acre, Lábrea e proximidades. As noites estarão um pouco frias também em Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Cuiabá, Cáceres, Eirunepé e proximidades, com mínimas entre 16 e 19ºC.
No entanto, os dias serão quentes em todas estas cidades, com temperaturas máximas que vão oscilar entre 32 e 35ºC, ou até mais, em algumas cidades de Mato Grosso e Rondônia.
Já, em Brasília, em Goiânia e na maioria das cidades goianas, os dias não terão temperaturas tão elevadas, podendo ficar agradável em algumas cidades mais altas, mas as noites serão frias, com mínimas entre 10 e 15ºC, em vários pontos.
Assim, o tempo segue firme, seco e ensolarado na Amazônia sul-ocidental, no Centro-Oeste brasileiro e nas planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru. Nestas áreas a probabilidade de chuvas é muito baixa e, se ocorrerem, serão rápidas e fracas em apenas alguns poucos pontos isolados.
No Amazonas, as chuvas passageiras e pontuais, com calor abafado, vão predominar apenas no noroeste, no norte e no nordeste do estado, assim com no norte e nordeste do Peru.
CAMPANHA DO AGASALHO DO INVERNO 2017
Ainda durante este mês de julho, segundo nossas análises atmosféricas, as perspectivas são de que uma poderosa onda de frio polar, talvez a maior dos últimos anos, deverá chegar à Amazônia Ocidental e parte do Centro-Oeste brasileiro.
As temperaturas poderão ficar abaixo de 10ºC em cidades como Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Costa Marques, Guajará-Mirim, Cuiabá e Cáceres, porém com sensação térmica próxima de zero, devidos aos fortíssimos ventos que estarão soprando. Entretanto, esse frio intenso não ocorrerá durante esta semana.
Assim, O Tempo Aqui volta a alertar para a necessidade de continuação da Campanha do Agasalho do Inverno de 2017, pois muitas pessoas poderão sofrer com o desconforto térmico causado pela queda brusca e acentuada da temperatura neste mês.
O Tempo Aqui está atento e informará, a qualquer momento, sobre essa nova onda de frio a atingir o Brasil, inclusive a Amazônia.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações.