Baixa umidade, dias quentes e noites amenas até o próximo dia 15 no Acre, Rondônia, Mato Grosso e parte do Amazonas. Tempo firme, seco e ventilado, com noites frias, predomina em Goiás e Distrito Federal.

jul 05

PREVISÃO ATÉ O PRÓXIMO DIA 15 DE JULHO DE 2017
INTENSA MASSA DE AR SECO VAI PREDOMINAR NO BRASIL
A mais forte e abrangente massa de ar polar de 2017, até agora, chegou ao Brasil e despencou a temperatura em boa parte do país. Nos últimos três dias, 3, 4 e 5 de julho, foram registradas temperaturas abaixo de zero, com formação generalizada de geada, em Minas Gerais e em São Paulo. A temperatura ficou abaixo de 9ºC na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás e no Rio de Janeiro, em várias cidades. No Espírito Santo, foram registradas temperaturas abaixo de 14ºC. Até Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Alagoas estão sentindo o efeito desta poderosa onda de frio polar. Em todos estes estados, os ventos intensos e frios têm soprado quase ininterruptamente durante as 24 horas do dia, deixando os dias muito ventilados e com temperaturas amenas e, em algumas áreas, faz frio até durante a tarde. Na última terça-feira e nesta quarta-feira, dias 4 e 5 de julho, dentre as dez cidades mais frias do Brasil, oito estão situadas nos estados de Minas Gerais e São Paulo, com temperaturas abaixo de zero – até 3 graus negativos – em algumas delas, como em Campos do Jordão, no estado de São Paulo, e em Monte Verde e Maria da Fé, em Minas Gerais. A capital brasileira mais fria foi Belo Horizonte, com temperatura de apenas 6,1ºC, registrada na estação de Cercadinho.
No Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no sul do Amazonas, o ar polar chegou fraco, mas com muito vento, porém fez com que a umidade do ar diminuísse ainda mais e as noites ficassem amenas. Na cidade acreana de Brasileia, na terça-feira, o dia começou com apenas 16ºC, enquanto nas cidades mato-grossenses de Cuiabá e Cáceres, o dia iniciou com temperaturas entre 14 e 16ºC, mas foi no leste de Mato Grosso, onde o frio noturno foi mais intenso no estado, com valores inferiores a 12ºC. Nesta quarta-feira, dia 5, não foi diferente em Brasileia, no Acre, com apenas 16,6ºC.
Na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás e no Rio de Janeiro, foram registradas temperaturas inferiores a 9ºC. Em Pernambuco, esfriou também, porém devido principalmente à perda de calor por irradiação noturna, sendo que, nesta quarta-feira, dia 5, o dia começou com apenas 14ºC, na cidade de Triunfo, 16ºC, em Garanhuns, e 17ºC, em Arcoverde e Serra Talhada.
A baixa umidade do ar vai continuar a predominar, deixando o tempo firme, com muito sol e alta radiação ultravioleta, sem chuvas, em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, pelo menos até o próximo dia 15 de julho. As mesmas condições meteorológicas devem ocorrer no Acre, em Rondônia e no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas, mas, em alguns pontos isolados, poderão ocorrer chuvas rápidas, principalmente nas regiões de Porto Velho e de Cruzeiro do Sul.
Em todas estas áreas, a temperatura deverá ficar amena durante a noite, podendo até fazer frio, ao amanhecer de alguns dias em algumas cidades. Durante os dias, no entanto, o calor vai predominar, mas sem excessos, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no Amazonas.
Assim, o tempo não muda significativamente, até o próximo dia 15 de julho, na Amazônia sul-ocidental e no Centro-Oeste brasileiro, exceto a pequena possibilidade de ocorrência de algumas chuvas rápidas em alguns pontos isolados do Acre, de Rondônia e do sudeste, do sul e do sudoeste do Amazonas.

NOVA ONDA DE FRIO POLAR DEVE OCORRER ANTES DO DIA 20
Ainda não está confirmada, mas é bastante provável que a temperatura caia acentuadamente no Acre e proximidades, antes do próximo dia 20 de julho, tendo em vista a tendência de formação de uma nova onda de frio polar.
Acompanhe nossas atualizações diárias e fique bem informado sobre o tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *