Ventos intensos, baixa umidade do ar e pequeno declínio da temperatura neste fim de semana e nos primeiros dias de julho

jun 30

UMA PODEROSA MASSA DE AR POLAR CHEGA AO BRASIL
A forte massa de ar polar que começa a entrar no Brasil, nesta sexta-feira, último dia de junho de 2017, vai despencar a temperatura no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em São Paulo, em Goiás e no Distrito Federal. Há perspectivas de que ocorra queda de neve nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na região da serra da Mantiqueira, fenômeno não muito comum por lá. Isto porque a altíssima pressão atmosférica estará sobre o oceano Atlântico, nas proximidades do litoral, entre Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Esta alta pressão estará deslocando a massa de ar polar até a Amazônia Ocidental. No entanto, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no sul e oeste do Amazonas, não vai esfriar muito, mas as temperaturas mínimas deverão oscilar entre 14 e 18ºC, em muitas cidades, ao amanhecer, a partir do domingo e até por volta da quarta-feira.
O que mais vai chamar a atenção, no sábado, no domingo e na segunda-feira, serão os ventos intensos e secos, quase ininterruptos, com fortes rajadas, da direção sudeste, que estarão soprando no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas, com velocidades que poderão passar de 50km/h nos pontos mais altos do terreno.
No Acre e no sul e oeste de Rondônia, principalmente, nas regiões de Rio Branco e Brasileia, é possível que, neste sábado, primeiro dia de julho, o céu fique bastante nublado e ocorram chuvas leves, do tipo garoa, em alguns pontos, não se descartando a possibilidade de ocorrência de temporais, no oeste do Acre e no Amazonas.
Assim, não haverá frio intenso, mas uma temperatura agradável durante as noites.

BAIXA UMIDADE DO AR SERÁ CARACTERÍSTICA DA SEMANA
Esta poderosa onda polar deixará os dias firmes, secos e ensolarados, durante a maior parte da próxima semana, no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas.
Em algumas áreas, a umidade do ar poderá ficar abaixo de 20%, o que leva ao estado de alerta, no que diz respeito à saúde das pessoas. No entanto, na maior parte da região, a umidade do ar deverá ficar entre 20% e 30%, provocando o estado de atenção.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo atmosférico.

468 ad

2 comments

  1. Henrique /

    Já tem previsão de quando virá uma típica friagem?

    • Ainda não, mas, provavelmente, antes do dia 20 de julho, deve chegar à Amazônia, uma forte onda de frio polar, com queda brusca e acentuada da temperatura. Vamos aguardar.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *