Venha ver com a gente a Estação Espacial Internacional passando sobre Rio Branco, todos os dias, até domingo
jun 22
ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL SERÁ VISTA NO ACRE E PROXIMIDADES
A Estação Espacial Internacional, poderá ser vista por qualquer pessoa, sem precisar de nenhum equipamento, cruzando o espaço aéreo do Acre, de Rondônia, do sul e oeste do Amazonas, do Peru e da Bolívia, desde esta quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, até o próximo domingo, dia 25. Basta olhar para o céu e seguir nossas orientações.
Os moradores de Rio Branco poderão vê-la a partir da Praça da Revolução, no centro da cidade, onde estaremos para orientá-los e dar mais explicações. Cada dia será diferente quanto à hora e à direção da observação. Aproveite esta oportunidade, pois o céu estará sem nuvens, nestes dias. A observação pode ser feita de qualquer bairro da cidade, seguindo as mesmas orientações. Nas cidades próximas, em torno de 50km ao redor, as orientações de observação são praticamente as mesmas.
Nesta quinta-feira, 22 de junho, quem estiver em Rio Branco, verá o maior satélite feito pelo homem aparecendo, logo acima do horizonte, exatamente às 18h37min, na direção noroeste. Três minutos depois, às 18h40min, estará na posição mais próxima da capital acreana, na direção sudoeste. Nesta posição, às 18h 40min, deve-se levantar a vista cerca de 75 graus. Será o corpo mais brilhante no céu e que se desloca rapidamente. Resumindo, a estação espacial vai aparecer no noroeste e desaparecerá, aproximadamente, no sudoeste da capital acreana.
Os moradores de Cruzeiro do Sul deverão olhar para noroeste, às 18h35min, cerca de dois minutos antes do horário que o satélite passará por Rio Branco. No entanto, a posição mais próxima dos cruzeirenses será vista na direção contrária dos observadores da capital, ou seja, deverão olhar para nordeste – e não sudoeste como para os moradores da capital acreana – pois o veículo passará entre estas duas cidades do Acre.
A velocidade deste veículo é muito alta e, por exemplo, leva menos de 2 minutos para cruzar todo o Acre, desde a serra do Divisor, no município de Mâncio Lima, até a divisa com Rondônia.
DADOS DA ESTAÇÃO ESPACIAL
Altura, a partir da superfície da Terra: 400km.
Peso: 500.000kg ou 500 toneladas.
Velocidade: 27.700km/h ou 7,7km por segundo.
Período: a cada 92 minutos dá uma volta completa em torno da Terra.
Frequência: 16 voltas por dia em torno da Terra.
Comprimento: 110 metros.
Largura: 90 metros.
Astronautas: até 6.
Tempo que está habitada: 16 anos, com revezamento de astronautas, mas algumas pessoas ficam meses por lá, sendo que o Brasil também já participou com o astronauta Marcos Pontes.
Curiosidades: já houve casamento lá em cima e tem visita de turistas.
Transporte até a estação: feito pelos ônibus espaciais ou foguetes apropriados que levam e trazem pessoas e mantimentos.
Próximas passagens que poderão ser vistas pelos acreanos, amazonenses e rondonienses: dias 23, 24 e 25 de junho deste ano, ou seja, sexta-feira, sábado e domingo.
Dia 23, sexta-feira, em Rio Branco, terá brilho forte: olhar, às 17h45min, na direção norte, um pouco à esquerda, onde vai aparecer, e, em seguida, às 17h48min, olhar na direção nordeste, levantando a vista cerca de 35 graus.
Dia 24, sábado, em Rio Branco, mas será pouco brilhante: olhar, às 18h30min, na direção oeste, e, em seguida, às 18h32min, olhar na direção sudoeste, levantando a vista cerca de 19 graus.
Dia 25, domingo, em Rio Branco, terá brilho muito forte: olhar, às 17h37min, na direção noroeste, e, em seguida, às 5h40min, olhar na direção sudoeste, levantando a vista cerca de 49 graus.
Em todos estes dias e horários, nós de O Tempo Aqui, estaremos na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco, para orientar e dar mais explicações para as pessoas sobre a passagem desta estação espacial. Diariamente, neste dias, estaremos informando sobre a passagem deste satélite. Depois destas passagens, haverá um longo período de tempo sem cruzar pelo céu do Acre.