Novo recorde de frio no Acre e Rondônia, com 13,4ºC e 12,6ºC, respectivamente. Chuvas torrenciais foram as mais volumosas dos últimos anos no mês de junho.

jun 20

INVERNO COMEÇA COM FRIO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Ventos frios de 48km/h começaram a chegar a Rio Branco, por volta das 19 horas da última segunda-feira, dia 19 de junho. Em Brasileia, o frio polar chegou um pouco mais cedo, por volta das 17 horas, com ventanias de 43km/h. A temperatura despencou, em menos de 8 horas, de 30,7ºC às 15h, para 14,8ºC, às 22h, nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia. A chegada da frente fria provocou chuvas torrenciais em vários municípios acreanos. Choveu torrencialmente em Rio Branco, em Feijó, em Tarauacá e em Asssis Brasil. O maior volume ocorreu no alto curso do riozinho do Rola, com registro de 67,4mm. Foi a mais intensa chuva dos últimos anos num mês de junho.
Novos recordes de frio de 2017, como previsto por nós, ocorreram no Acre e em Rondônia. Foram registradas, ao amanhecer desta terça-feira, dia 20 de junho, mínimas de 13,4ºC, em Brasileia e Epitaciolândia, e 13,9ºC, em Rio Branco. O frio mais intenso da Amazônia, desta vez, ocorreu em Rondônia, com mínima de 12,6ºC, em Vilhena. Assim, o inverno, que tem início nesta terça-feira, às 23h 24min – horário de Rio Branco – começa com temperaturas baixas na Amazônia Ocidental. Em Rio Branco, o dia foi com muito sol, mas a temperatura mais alta, por volta das 14 horas, era de apenas 22,4ºC, enquanto que, em Brasileia e em Tarauacá, onde o sol apareceu muito pouco, não passava de 19ºC, neste mesmo horário. Ainda, neste mesmo horário, na cidade amazonense de Boca do Acre, a temperatura era de 21,6ºC.
A noite desta terça-feira para quarta-feira poderá registrar novos recordes de frio do ano, pois a penetração de ar polar continua intensa no leste e no sul do Acre, porém com menos vento, o que dará a impressão térmica de que o frio não será tão intenso quanto o da noite anterior. As temperaturas noturnas, entretanto, continuarão abaixo da média durante toda a semana.

NOITE DOS TACACÁS, RABADAS E SOPAS EM RIO BRANCO
Nós, de O Tempo Aqui, convidamos todos os acreanos de Rio Branco e proximidades, assim como os turistas, a tomarem um delicioso tacacá, ou uma gostosa rabada no tucupi, ou ainda uma sopa quentinha nesta noite de terça-feira.
Estaremos lá na praça da Revolução esperando por você, no centro da cidade. Vão algumas sugestões nossas:
– na praça da Revolução, procure o Tacacá da Maria, eleito o melhor e mais saboroso, onde tem rabada também;
– na praça da Catederal, tem a melhor rabada da cidade e um cheiroso tacacá;
– na Gameleira, a sopa mais quentinha e gostosa você encontra no Dallas Grill, em frente ao parque de diversões, ao lado do rio Acre.

NOSSO DADOS METEOROLÓGICOS SÃO OFICIAIS
Todas as temperaturas e outros dados meteorológicos publicados por nós são oficiais, ou seja, registrados pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia e pela rede de estações da Aeronáutica, nos aeroportos, ou ainda pelas estações pluviométricas da Agência Nacional de Águas. Você pode comprová-los facilmente acessando diretamente o portal destes órgãos federais. Às vezes, e não são raras, os dados publicados por nós divergem dos publicados por outros portais. Esta divergência se dá por que nós pesquisamos todas as estações de uma cidade e publicamos os dados mais extremos. Como exemplo, em Rio Branco, há três estações meteorológicas federais. Foi publicado por outros institutos, nesta terça-feira, que a temperatura mínima, na capital do Acre, foi 14,3ºC, enquanto nós publicamos que a mínima foi 13,9ºC. As duas estações que forneceram os dados são do INMET, mas localizadas em pontos diferentes da capital acreana. Assim, como se tratava de saber a mínima da cidade, optamos, naturalmente, pela menor mínima dentre todas as estações da cidade.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *