Tempo firme, quente, ensolarado e seco até domingo. Ar polar provoca queda brusca da temperatura na próxima semana.

jun 16

CALOR E BAIXA UMIDADE DO AR
O tempo não muda significativamente até domingo – 18/6/2017 – no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal e no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas, assim como nas planícies da Bolívia e do leste e sudeste do Peru. Nessas áreas, o calor diurno, a baixa umidade do ar, os dias ensolarados e as noites estreladas, vão continuar predominando. Não chove, exceto, com baixíssima probabilidade, em alguns poucos pontos isolados, sendo que, se ocorrerem, serão rápidas.
Calor abafado, com chuvas passageiras e trovoadas, podem ocorrer, de forma isolada, apenas no centro, oeste, noroeste, norte, nordeste e leste do Amazonas, inclusive em Manaus, e do nordeste do Peru.

FRENTE FRIA CHEGA NA SEGUNDA-FEIRA E PODE PROVOCAR CHUVAS
Uma poderosa onda de frio entrará no Brasil na segunda-feira, despencando rápida e acentuadamente a temperatura, no sul do país.
A frente fria causada por essa onda de frio chegará ao leste e sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia, na segunda-feira, à noite, mas a temperatura somente cairá rapidamente na terça-feira, quando começará a penetrar a massa de ar polar.
O ar seco é mais denso e, portanto, mais pesado que o ar úmido. É por este motivo que a frente fria chegará moderada na segunda-feira, já que terá mais dificuldade em deslocar o ar seco que está sobre o Acre e proximidades. Desta vez, portanto, a penetração de ar frio polar – que é o fenômeno que faz esfria bastante – não ocorrerá imediatamente após a chegada da frente fria, mas a terça-feira já deverá registrar temperatura mínima entre 15 e 17ºC, em Rio Branco, com ventos intensos da direção sudeste.
Este ar polar vai continuar penetrando na quarta-feira, dia 21 de junho. Assim os primeiros três dias do inverno acreano e rondoniense – que começa por volta da meia-noite do dia 20 para o dia 21 – poderão registrar novos recordes de frio de 2017, com mínimas entre 10 e 14ºC, dependendo do lugar.
Na região do Pantanal de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá, o frio deverá ser um pouquinho mais intenso, com mínimas entre 9 e 13ºC.
Na segunda-feira, dia 19, as condições atmosféricas estarão moderadamente favoráveis à ocorrência de chuvas passageiras, com trovoadas e possibilidade de temporais isolados, devido à aproximação da frente fria.
No próximo domingo, no começo da noite, e na segunda-feira, a qualquer momento, estaremos informando, com mais precisão, todas as características de mais esta onda de frio a atingir a Amazônia e o Centro-Oeste brasileiro.

FRIO INTENSO EM CUSCO, NOS ANDES PERUANOS
Os acreanos são os brasileiros mais próximos dos Andes e viajam diariamente para cidades peruanas situadas nas regiões andinas, principalmente, em Cusco.
O Tempo Aqui alerta para o frio mais intenso de 2017, até o momento, naquela cidade turística do Peru. As temperaturas mínimas, ao amanhecer do dia, estarão oscilando, neste fim de semana e no começo da outra, entre -5 e -2ºC, podendo, em alguns pontos, atingir até 6 graus negativos. Está sendo o frio mais intenso do ano, até agora, pois até então, desde o começo deste ano, as mínimas ficavam bem mais altas.
Na sua viagem para lá, leve bons agasalhos. No entanto, durante o dia, entre meio-dia e 4 horas da tarde, a temperatura fica amena em Cusco, variando entre 20 e 23ºC. Não vai chover por lá nos próximos dias.
Em Lima, a capital do Peru, não faz frio nem chove, mas as temperaturas, nestes dias estão sendo, também, as mais baixas do ano, com mínimas que oscilam entre 16 e 19ºC.
Na cidade boliviana de La Paz, capital do país, também, tem feito frio, com mínimas entre -3 e 1ºC e máximas, entre 13 e 17ºC.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *