Campanha do Agasalho do Inverno de 2017: Vem muito frio por aí. Ajude quem precisa de agasalho, mas não pode tê-lo.
jun 14
NÃO SERÁ POR FALTA DE AVISO
É melhor avisar do pior e esperar o melhor do que avisar do melhor e acontecer o pior. Assim é o nosso trabalho: prevenir é sempre melhor do que ter que consertar o que poderia ser evitado.
Há cerca de três anos, a cidade do Rio de Janeiro foi alertada pelos meteorologistas de que uma perigosa tempestade ocorreria num certo dia. O prefeito da cidade mandou suspender as aulas e uma série de outras atividades a fim de que não houvesse maiores prejuízos e transtornos à população. No entanto, a tempestade chegou bem perto pelo mar, mas não atingiu o Rio de Janeiro. Foi bem melhor assim. E se o mau tempo atingisse e provocasse sérios danos pessoas? Certamente, os institutos de meteorologia seriam os primeiros a ser criticados por não terem avisado do mau tempo.
No Estados Unidos são comuns alertas de furacão, de temporais ou de frio intenso. A população se prepara como pode e, não são raras as vezes que, felizmente, não acontece nada. Não é melhor assim?
O mais recente alerta, cujo teor não ocorreu, foi em Nova Iorque, onde foi decretada suspensão de todas as atividades não essenciais, devido ao aviso urgente de frio e neve intensos dado pelos meteorologistas. Informavam que o acúmulo de neve seria em torno de um metro de altura. A neve aconteceu, mas o acúmulo não passou de alguns poucos centímetros e que não prejudicaria em nada as atividades que foram suspensas. Bem melhor que não aconteceu. E se acontecesse sem que a população fosse avisada?
É assim que trabalhos. Procuramos, sempre, analisar a possibilidade de acontecer o pior. Isso não é alarme, mas o extremo cuidado que temos em evitar danos maiores ou até tragédias naturais. Não nos importam as críticas dos que não querem acreditar nessas possibilidades, mas ficamos com a consciência de que cumprimos com o dever de avisar e alertar sobre situações perigosas que vêm da nossa atmosfera.
CAMPANHA DO AGASALHO É URGENTE
Frio intenso chegará ao Acre e às regiões vizinhas na próxima semana. A frente fria atingirá Rio Branco e Brasília, ou seja, o leste e o sul do estado, na segunda-feira, dia 19 de junho de 2017, com ventos fortes e perigosos. Ainda não podemos afirmar a hora que esta frente chegará, mas deverá ser durante o dia, mais provavelmente, no começo da tarde. Logo em seguida, uma poderosa onda polar começará a penetrar na Amazônia. A temperatura vai despencar rápida e acentuadamente.
A princípio, pelas últimas análises feitas por nós, será a mais forte onda de frio deste ano, até o momento, e deverão ocorrer novos recordes de temperatura baixa na região. Nossas estimativas são de que, em algumas cidades do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso e de Goiás, ocorram temperaturas mínimas, entre 10 e 13ºC, ao amanhecer dos dias 20, 21 e 22 de junho. Haverá frio também, mas com menos intensidade, no oeste do Acre, no norte de Rondônia e no sul e oeste do Amazonas, mas tal situação pode mudar um pouco até lá, ou seja, tanto pode vir mais frio ou menos frio do que o anunciado no momento. Uma coisa é certa: vem frio, sim. Por isso, acompanhe nossas atualizações diárias.
Assim, nós de O Tempo Aqui estamos lançando a Campanha do Agasalho do Inverno de 2017. Pense naqueles que não têm condições de evitar que seus filhos ou idosos sofram com o frio. Adote alguém para agasalhar ou entregue um agasalho à uma instituição de acolhimento de pessoas necessitadas de ajuda.
Se por um motivo qualquer, nossas previsões não ocorrerem como anunciadas, melhor ainda, porém não esqueça que muitas ondas de frio ainda virão este ano, pois o inverno, a estação mais fria e seca, só começa no dia 20 de junho, aqui no Acre, e no dia 21, nas demais unidades da federação. Esta diferença de data se deve aos fusos horários diferentes,
O Tempo Aqui – como já o faz – estará acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa onda de frio polar até atingir a Amazônia. Todas as alterações que ocorrerem serão informadas diariamente, sendo que as informações mais precisas serão publicadas no domingo, no final da tarde, e na segunda-feira, pela manhã, exceto se houver problemas na transmissão dos dados necessários para nossa análise, principalmente na internet, o que é raro acontecer.
Davi parabens pelo seu trabaho acesso esse site mas de anos e pra mim e o melhor sempre certo nas previsoes e mostrando de verdade o frio da nossa regiao . aproveitando essa onda de frio sera forte na regiao de alta floresta do oeste?..
Olá, Diego. São milhares de pessoas como você que nos dão motivos ainda maiores para continuarmos nosso trabalho. Mesmo com os escassos recurso de que dispomos, conseguimos manter nossos estudos a fim de que a população da nossa região possa planejar melhor suas atividades. Muito obrigado pela motivação. Um abraço a todos aí de Rondônia e, em especial neste momento, aos de Alta Floresta do Oeste, pois, através de você e dos registros do próprio site, fiquei sabendo que também acessam nosso portal. Com relação à próxima onda de frio, se não houver mudança nas condições atmosféricas, o frio será um pouco mais forte do que o último, aí na sua região. Um abraço.