Calor intenso em todo o Brasil. Rio Branco amanheceu mais fria do que Curitiba, São Paulo e Florianópolis. Enquanto Brasília foi a capital mais fria, o Rio de Janeiro foi a mais quente. Saiba mais.

dez 06

9h 50min

O calor toma conta da maior parte do Brasil, durante esta semana.
Capitais do Sul, tradicionalmente mais frias, amanheceram mais quentes do as do Norte e do Nordeste do país.
Rio Branco teve temperatura mínima de 21,5ºC, enquanto, em Curitiba, a mínima foi de 22,2ºC, nesta quinta-feira, 5.
Entre todas as 27 capitais brasileiras, a que registrou a menor temperatura foi Brasília, com 19,4ºC, mas, mesmo assim, é um valor alto para uma cidade que está a mais de 1.000m de altitude.
A maioria das capitais, num total de 22, teve temperatura máxima acima de 30ºC, e nove delas, registraram valores superiores a 34ºC, mas o recorde coube ao Rio de Janeiro, com 39,3ºC.
Em todo o Brasil, os menores registros ocorreram nas cidades de Campos do Jordão, em São Paulo, Monte Verde, Maria da Fé e Caldas, em Minas Gerais, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Morro da Igreja, em Santa Catarina. Nesta cidades, as mínimas registradas ficaram situadas entre 10 e 15ºC.
Qual a causa? É consequência natural proporcionada pela aproximação do verão, quando os raios solares são mais intensos. Assim, a superfície de todo o hemisfério sul da Terra fica mais quente e o ar que está sobre essa superfície, também, se aquece bastante deixando os dias e as noites muito quentes.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *