Friagem será moderada no Acre, mas forte em Mato Grosso. Temperatura cai bastante no sul de Goiás.

maio 31

JUNHO COMEÇA FRIO
Nos últimos dias, inclusive, nesta quarta-feira, ultimo dia de maio de 2017, as tardes da capital do Acre, têm sido amenas, com temperaturas máximas abaixo de 26ºC, céu totalmente encoberto e dias ventilados. Esta temperatura amena é consequência de uma massa de ar polar fraca que penetrou no estado, desde a chegada, no último sábado, de uma fraca frente fria que provocou chuvas intensas na maior parte do estado. Esta temperatura agradável atual nada tem a ver com a frente fria que chega nesta quarta-feira.
A onda de frio polar que avança na direção da Amazônia provocará, a partir desta quinta-feira, primeiro de junho, friagem moderada no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, mas despenca a temperatura em Mato Grosso, principalmente, em Cuiabá, em Cáceres e em toda a região do Pantanal.
A frente fria – fenômeno que antecede a incursão de ar frio polar – chega ao leste e sul do Acre no final da tarde ou nas primeiras horas desta quarta-feira, último dia de maio. Ao amanhecer do dia seguinte, quinta-feira, os ventos de sudeste estarão intensos e a temperatura cai um pouco mais. A máxima, que, geralmente, ocorre nas primeiras horas da tarde, deverá ficar abaixo de 24ºC no leste e no sul do Acre, no sul e no oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá.
Nossas estimativas são de que as mínimas, ao amanhecer de sexta-feira e de sábado, oscilem entre 15 e 17ºC, em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Costa Marques, Guajará-Mirim e Vilhena. Já, nas cidades mato-grossenses de Cuiabá e Cáceres, as mínimas devem oscilar entre 13 e 15ºC,
Porto Velho, a capital rondoniense, não terá queda significativa da temperatura e as mínimas devem oscilar entre 19 e 21ºC. Já, Boca do Acre, no Amazonas, e Cruzeiro do Sul, no Acre, deverão registrar mínimas entre 18 e 20ºC.

GOIÁS TERÁ QUEDA SIGNIFICATIVA DA TEMPERATURA
O frio polar chegará também ao sul e sudoeste de Goiás, onde as temperaturas mínimas, na sexta-feira, no sábado e no domingo, devem oscilar entre 10 e 13ºC. Entre as cidades goianas que terão queda mais acentuada da temperatura estão Mineiros, Rio Verde, Itumbiara e outras próximas.
Em Goiânia e em Brasília, não ocorrerá queda significativa da temperatura. Nestas cidades, a temperatura noturna cai normalmente, como nos últimos dias, devido à baixa umidade do ar e não como consequência de ar frio polar.

FRIO INTENSO À VISTA
Nesta quinta-feira, primeiro dia do mês, O Tempo Aqui publicará a tendência do tempo para este mês de junho de 2017, o clima característico deste mês na Amazônia Ocidental e a distribuição de chuvas em todo o Brasil.
O Tempo Aqui alerta que deverá ocorrer frio intenso, neste inverno, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru. Poderosíssimas massas de ar polar deverão despencar a temperatura, possivelmente, já neste mês de junho.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações diárias e a qualquer momento.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *