Alerta de temporais, com ventanias, nesta terça-feira. Friagem moderada a partir de domingo.
maio 16
POSSIBILIDADE DE TEMPORAIS
A chegada de uma fraca frente fria no final da tarde ou no começo da noite desta terça-feira – 16/5/2017 -, o calor e a alta umidade do ar que está na região deixam o tempo bastante instável. cujas condições atmosféricas ficam altamente favoráveis à ocorrência de temporais, que podem ser de chuvas fortes, raios, ventanias e eventual queda de granizo ou, apenas, de um ou outro desses fenômenos meteorológicos, no Acre, no sul do Amazonas, em parte de Rondônia e nas regiões de terras baixas do centro, norte e leste da Bolívia e do leste e sudeste do Peru. Ainda assim, tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade numa cidade ou bairro e, em outro local próximo, apenas chover ou ventar.
Essa frente fria não será sucedida por uma massa de ar frio polar e, portanto, não ocorrerá frio nem tampouco friagem, mas a temperatura ficará temporariamente amena.
Nos demais dias desta semana, o calor vai predominar, com possibilidade de chuvas passageiras, até o próximo sábado, dia 20.
FRIAGEM MARCARÁ O PRÓXIMO DOMINGO
Uma poderosa massa de ar frio polar entrará na América do Sul no fim desta semana, fazendo a temperatura despencar e provocar queda de neve, em alguns pontos, e geadas generalizadas na Argentina, no Chile, no Uruguai e no Brasil. A temperatura cai muito também no Paraguai e no sul da Bolívia.
Essa onda de frio polar também atingirá a Amazônia Ocidental, mas com intensidade bem menor. No leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas e no Pantanal de Mato Grosso, o frio será sentido com maior intensidade no domingo e na segunda-feira, caracterizando uma friagem moderada.
A frente fria – fenômeno que antecede uma onda de frio – deverá chegar ao leste e sul do Acre e sul e oeste de Rondônia, no final da tarde ou nas primeiras horas da noite de sábado, dia 20, mas a temperatura cairá no domingo e, principalmente, na segunda-feira, quando os ventos de sudeste estarão mais intensos.
Até o fim de maio, outra onda de frio deverá atingir o Acre, com possibilidade de provocar uma forte friagem. Resumindo, a partir desta terça-feira, dia 16, até o último dia deste mês de maio, chegarão ao Acre e às regiões vizinhas três frentes frias, sendo que a primeira será fraca, a segunda, moderada, e a terceira, forte.
O Tempo Aqui está acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento desses fenômenos meteorológicos e informará quaisquer alterações no comportamento da atmosfera que resultem em modificação das nossas previsões e projeções. Acompanhe, portanto, nossas atualizações que ocorrem diariamente e a qualquer momento.
Porto Velho sentirá efeitos dessa frente fria e massa de ar polar que chegarão final de semana?
É porque pela localização e baixa altitude Porto Velho sempre sofre menos efeitos que as outras regiões, ou até nada.
As massas de ar polar encontram caminho fácil para penetrar através do leste e sul do Acre e do sul e oeste de Rondônia. No caso de Porto Velho, sua localização é atrás de uma elevação do terreno – a chapada dos Parecis – o que dificulta muito a penetração dos ventos do sul e sudeste. Assim, o frio será sempre mais intenso em Rio Branco do que em Porto Velho. No entanto, as cidades rondonienses de Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Costa Marques estão localizadas do lado oeste, ou seja, em posição privilegiada da passagens dos ventos frios e, assim, elas, também, esfriam bastante quando da penetração de ar polar.