Calor e chuvas, com possibilidade de temporais, marcarão esta semana
maio 15
PREVISÃO VÁLIDA ATÉ SEXTA-FEIRA, 19/5/2017
CALOR, CHUVAS E POSSIBILIDADE DE TEMPORAIS
Pelo menos até a próxima sexta-feira, 19 de maio, as chuvas passageiras deverão ocorrer diariamente no Acre e em Rondônia. Geralmente, serão chuvas pontuais, ou seja, ocorrem em alguns pontos e em outros. não.
Nesta terça-feira, 16 de maio, as condições atmosféricas estarão favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, devido à chegada de uma frente fria de fraca intensidade. Esta frente fria não será sucedida por incursão de ar frio polar, mas deixará o tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora. No entanto, a temperatura não sofrerá queda acentuada, mas apenas ficará amena, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia.
Assim, o predomínio, nesta semana, é de calor, com chuvas passageiras e pontuais, no Acre e em Rondônia.
No Amazonas, o calor abafado e as chuvas, muitas vezes acompanhadas de temporais, predominarão durante a semana.
Chuvas passageiras e pontuais também ocorrem, durante esta semana, em áreas de Mato Grosso e de Goiás.
A região de terras baixas da Bolívia será com chuvas e possibilidade de temporais, mas a temperatura cai um pouco, devido à penetração de ar polar, principalmente, no sul do país.
Calor abafado e chuvas, muitas vezes com forte intensidade, marcarão o nordeste, o leste e o sudeste do Peru.
Lima, a capital do Peru, será marcada, durante esta semana, por céu encoberto e chuva muito leves, do tipo garoa, e a temperatura vai oscilar entre a mínima de 18ºC e a máxima de 25ºC.
TEMPERATURA DESPENCA NOS PRÓXIMOS DIAS
Como O Tempo Aqui já anunciou no último dia 11 de maio, duas poderosas massas de ar frio polar estarão em formação, com alta probabilidade de provocar frio intenso, ainda neste mês, na Argentina, no Chile, no Uruguai, no Paraguai e no Brasil, com possibilidade de queda de neve e geadas generalizadas.
Tais massas de ar polar poderão atingir a Amazônia Ocidental e também provocar queda brusca da temperatura, principalmente, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e na região do Pantanal de Mato Grosso, além das terras baixas da Bolívia e do sudeste do Peru.
Nesta terça-feira, O Tempo Aqui estará publicando, com mais precisão, a data e a intensidade da incursão da primeira dessas duas ondas de frio a atingir a Amazônia neste mês de maio, com a consequente ocorrência do fenômeno da friagem.