Calor abafado e chuvas passageiras marcam esta semana no Acre, Rondônia e Amazonas. Tempo firme, seco e ensolarado continua em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

maio 08

PREVISÃO PARA A SEMANA, ATÉ SEXTA-FEIRA, 12/5/2017

CALOR E CHUVAS NO ACRE E RONDÔNIA
O calor abafado e os pulsos úmidos do Atlântico vão continuar predominando no Acre e em Rondônia, pelo menos até a próxima sexta-feira, 12 de maio.
A chegada de uma fraca frente fria ao leste e sul do Acre, na quarta-feira, deixa o tempo instável, já a partir desta terça-feira, 9 de maio, com alta probabilidade de chuvas fortes, raios e ventanias. Esta frente fria, porém, não será sucedida por incursão de ar frio e, assim, a temperatura não sofre alteração significativa, mas o calor diminui um pouco e o tempo pode ficar mais agradável principalmente durante as duas primeiras noites.
Até sexta-feira, portanto, o calor e as chuvas passageiras vão predominar no Acre e no centro, oeste e norte de Rondônia.
As temperaturas mínimas – que, geralmente, ocorrem ao amanhecer – oscilam entre 20 e 23ºC, enquanto as máximas – que, normalmente, ocorrem nas primeiras horas da tarde – variam entre 30 e 33ºC, exceto onde houver muitas nuvens e chuvas, quando podem ficar entre 27 e 30ºC.

CALOR, CHUVAS E TEMPORAIS NO AMAZONAS
No Amazonas, o calor abafado e a elevada umidade do ar não dão tréguas e, durante esta semana, vão continuar provocando chuvas, geralmente, passageiras em qualquer município do estado. Em vários pontos amazonenses, ocorrem temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, inclusive, em Manaus.
A temperatura mínima, na maior parte do estado, varia entre 22 e 25ºC, enquanto a máxima, entre 31 e 34ºC.

TEMPO ENSOLARADO E SECO EM GOIÁS, MATO GROSSO E DISTRITO FEDERAL
A baixa umidade do ar vai continuar predominando, durante esta semana, na maior parte de Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso. Assim, a possibilidade de chuvas é muito baixa e, se ocorrerem, serão rápidas e apenas em alguns poucos pontos, não se descartando, entretanto, eventuais temporais isolados, principalmente, no noroeste e no norte mato-grossense.
A temperatura mínima, nas cidades com maior altitude, inclusive, em Brasília e Goiânia, oscila entre 14 e 18ºC. As máximas, na parte da tarde, nestas cidades, ficam situadas entre 28 e 32ºC. Em cidades com menor altitude, as máximas podem oscilar entre 32 e 35ºC.
Em Cuiabá e em toda a região do Pantanal, as temperaturas estarão altas, com mínimas entre 22 e 25ºC e máximas entre 34 e 37ºC.

FRIAGEM À VISTA
Até o próximo dia 20 de maio, chegarão ao Acre três frentes frias, sendo que, pelo menos uma, será sucedida pela penetração de uma massa de ar frio polar, que deverá resultar no fenômeno da friagem, cuja intensidade mais provável será moderada, ou seja, semelhante à ocorrida no fim do mês de abril.
No entanto, ainda não se pode confirmar a data e a intensidade exatas da sua chegada. O Tempo Aqui está acompanhando a formação e o desenvolvimento dessa massa de ar polar. Assim que identificar melhor a data da sua chegada e a área de sua abrangência, publicará todas as informações relativas a tal fenômeno atmosférico.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *