Rio Branco entre as capitais mais frias do Brasil: Às 14 horas, a temperatura era de 19,4ºC, com ventos de 48km/h. Na sexta-feira, friagem chega em Cruzeiro do Sul.

abr 27

FRIAGEM CHEGOU COM FORÇA
Exatamente como O Tempo Aqui previu e anunciou, com mais de uma semana de antecedência, a forte frente fria chegou à capital do Acre, entre 10 e 11 horas da manhã desta quinta-feira, dia 27 de abril de 2017.
Antes, por volta das 7 horas, a frente fria já havia chegado à cidade acreana de Brasileia, provocando chuvas torrenciais por mais de duas horas seguidas.
A temperatura despencou no leste e no sul do estado. Às 2 horas da tarde – que é, normalmente, o horário mais quente do dia – a temperatura, em Rio Branco, era de apenas 19,4ºC, com ventos ininterruptos, cujas rajadas passavam de 48km/h, dando uma sensação térmica inferior a 14ºC, em plena tarde de outono.
Neste mesmo horário, a temperatura era de:
– 18,2ºC, em Brasileia;
– 20,5ºC, em Cuiabá e em Cáceres;
– 21,5ºC, em Vilhena;
– 23,0ºC, em Guajará-Mirim.
Rio Branco, nesta tarde de quinta-feira, ficou entre as cinco capitais mais frias do Brasil, lembrando que o nosso país tem 27 capitais. No entanto, a diferença para a mais fria, neste horário, era de menos de quatro graus.
Assim, exatamente um ano depois da chegada da primeira friagem do ano passado, chega ao Acre, uma intensa onda de frio polar com intensidade até um pouco maior do que a do ano passado, dando início à temporada de friagens na Amazônia Ocidental. No entanto, durante o inverno passado, ocorreram ondas de frio mais intensas.
Durante a noite, a temperatura cai ainda mais e as mínimas, ao amanhecer dos próximos dias, deve oscilar entre 14 e 17ºC, no leste e sul do Acre, no sul do Amazonas, no sul e oeste de Rondônia e no Pantanal Mato-grossense.

FRIAGEM CHEGA A CRUZEIRO DO SUL NESTA SEXTA-FEIRA
Nas cidades acreanas mais ocidentais do Brasil, Mâncio Lima – a mais ocidental – Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, a frente fria chega no início da manhã desta sexta-feira, dia 28 de abril, e, como aconteceu na capital acreana, a temperatura despenca, porém com menos intensidade do que em Rio Branco, mas deixando o dia, também, frio, fechado, ventilado e chuvoso.
As temperaturas mínimas deverão oscilar entre 17 e 20ºC, ao amanhecer dos dias seguintes, em todo o vale do Juruá e no extremo oeste do Amazonas, ou seja, na região de Guajará e Ipixuna.

BAIXA UMIDADE DO AR, SEM CHUVAS, A PARTIR DE SÁBADO
A partir deste sábado, dia 29 de abril, a massa de ar polar, que continuará penetrando, deixa o tempo muito seco, mas ventilado, e o sol aparece com força, fazendo com que a umidade do ar atinja valores baixos, principalmente, na parte da tarde.
Assim, as chuvas darão uma trégua de vários dias na maior parte do Acre. Nossa estimativa é de que volte a chover de forma passageira somente após a próxima quarta-feira, não se descartando eventuais ocorrência de chuvas, mas de forma bastante isolada, tanto no Acre, como no sul e oeste de Rondônia, no leste e sudeste do Peru e na maior parte da Bolívia.

468 ad

2 comments

  1. Henrique /

    Em Rio Branco durante a manhã fez quase 30 graus. Essa vai ser a máxima do dia? Que foi durante a manhã?

    • Exatamente, Henrique. Em Rio Branco, a máxima será esta temperatura que ocorreu por volta das 10 horas da manhã. Enquanto isso, em Brasileia, cidade acreana a cerca de 200km de Rio Branco, a máxima ocorreu por volta de 1h da manhã, com 24,2 graus. Neste momento, às 16h, a temperatura, na capital acreana, é de 18 graus, e, em Brasileia, 17 graus, mas continua caindo em todo o Acre. Os ventos são intensos e dão sensação térmica inferior a 12 graus, em Rio Branco, neste momento, segundo a metodologia de cálculo utilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *