Tempo chuvoso, nublado e frio, com ventos intensos, dá início à temporada de friagens no Acre e regiões vizinhas. Alerta de temporais.

abr 26

TEMPERATURA CAI, MAS NÃO HAVERÁ FRIO INTENSO
A primeira friagem de 2017 chega ao Acre, nesta quinta-feira, 27 de abril, entre 9 e 14 horas, com fortes rajadas de vento da direção sudeste. A frente fria que antecede a penetração de ar frio polar deixa o tempo instável, já a partir da tarde e durante a noite desta quarta-feira, dia 26, com chuvas que, em alguns pontos, podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias.
Esta quinta-feira será com tempo fechado, chuvoso, frio e muito ventilado. A temperatura cai bruscamente e, no final da tarde, já deverá estar abaixo de 20ºC, em Rio Branco e Brasileia, assim como em todo o leste e o sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no Pantanal de Mato Grosso, nas terras baixa da Bolívia e na região peruana de Porto Maldonado.
A massa de ar polar que avança rapidamente na direção da Amazônia Ocidental é poderosa em termos de abrangência geográfica, mas não provocará frio intenso na região. Já, no sul do Brasil, causará queda acentuada da temperatura, com valores que poderão ficar negativos em vários pontos, com a consequente formação de geada.
Esta onda de frio atingirá todo o Acre e Rondônia, o sul e o oeste do Amazonas e o sul e o oeste de Mato Grosso. mas com quedas de temperatura diferentes em cada cidade.
No Acre, as menores temperaturas ocorrerão no leste e no sul do estado e vão oscilar entre 15 e 18ºC em Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil e Sena Madureira.
Em Rondônia, são as cidades de Costa Marques, Guajará-Mirim e Vilhena que terão mínimas semelhantes as do Acre.
No Amazonas, a menor temperatura será registrada em Boca do Acre, com valores entre 17 e 20ºC, enquanto no estado de Mato Grosso, será na região do Pantanal e em Cuiabá, com mínimas entre 16 e 19ºC.
A partir de sábado, as chuvas cessam completamente, o sol aparece e o calor diurno retorna, mas as noites continuarão com temperaturas agradáveis até domingo, devido ao ar polar seco que continuará a penetrar até os primeiros dias da próxima semana.

INVERNO AINDA NEM COMEÇOU E JÁ TEM FRIO NO ACRE
O inverno, quando ocorrem as poderosas ondas de frio polar, só começa no dia 20 de junho deste ano, mas, já neste mês de abril, uma forte massa de ar polar chega e derruba a temperatura.
É interessante que, no mesmo dia e mês do ano passado, 27 de abril de 2016, chegava a primeira friagem daquele ano. Exatamente um ano depois, 27 de abril de 2017, chega uma onda de frio com intensidade e abrangência semelhantes àquela.

TEMPORAIS PODERÃO CAUSAR TRANSTORNOS À POPULAÇÃO
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população, devido à aproximação e chegada dessa frente fria. Em alguns pontos, poderão ocorrer rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores e danos estruturais, além do perigo dos raios.
Os ventos deverão soprar com forte intensidade, principalmente, nos pontos mais altos, onde as rajadas poderão passar de 60km/h.
Assim, é importante que as pessoas fiquem atentas quando os temporais começarem a surgir.
O Tempo Aqui lembra que, embora as condições atmosféricas estejam altamente favoráveis à ocorrência de tempo severo, os temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade em uma cidade, enquanto que, em outra próxima, sequer oferecer algum perigo.

468 ad

6 comments

  1. Henrique /

    Eu acredito que esta onda de frio vai ser bem mais fraca que aquela de abril do ano passado. Nesta de abril de 2016 fez 17 graus aqui em Porto Velho, e nesta de agora a mínima prevista está entre 19 e 21 graus.
    Ano passado estávamos em La niña e foram várias passagens de ar polar. Este ano estamos em neutralidade a caminho de um El niño, então espero que o frio este ano seja igual ou maior que ano passado, e que o El niño seja fraco.

    • Olá, Henrique. Em Porto Velho, sim, mas, em Rio Branco, assim como em todo o leste e sul do Acre e o sul e oeste de Rondônia, a tendência é de que seja semelhante ou até um pouquinho mais intensa do que aquela do ano passado, mas vamos aguardar. Amanhã, quinta-feira, ela chega na nossa região. Muito obrigado pela participação. Um abraço.

  2. Diego /

    Henrique moro em novo horizonte do oeste e estou no aguardo desta friagem deve ser menos forte do que a do ano passado mesmo mas quem que frio mais forte e Vilhena a cidade com melhor clima da regiao norte . e espero que a friagem chegue forte aqui tbm tanto no outono quanto inverno..

    • Olá, Diego. Esta onda de frio terá percurso mais intenso do lado oeste e, portanto, deverá atingir com mais intensidade o leste e sul do Acre e as cidades de Costa Marques e Guajará-Mirim, em Rondônia. Já, em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e proximidades terão menor penetração desse ar polar que se aproxima. Amanhã, a friagem chega e, então, tiraremos nossas dúvidas. Muito Obrigado pela participação. Um abraço.

  3. Celia /

    Espero ser tão agradável este inverno quanto foram as temperaturas no ano passado. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido, sou uma leitora assídua do portal e tenho aprendido bastante com os posts.

    • Olá, Célia. Gostei da palavra que você usou: inverno. O inverno do Acre e de Rondônia acontece na mesma época em que ocorre em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Pernambuco e em outros estados, pois todos estão localizados no hemisfério sul da Terra. O inverno deste ano de 2017 deverá ser bastante frio, com possibilidade de recordes de temperaturas baixas no Acre e em boa parte do Brasil. Muito obrigado pala participação e pelos elogios. Fazemos apenas a nossa parte de bem informar a população.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *