Chuvas intensas antecedem a chegada de uma fraca massa de ar polar. Nível do rio Acre vai continuar subindo em Rio Branco.
abr 19
CHUVAS FORTES E, NA SEQUÊNCIA, AR POLAR
O feriadão de Tiradentes de 2017 deverá ser marcado pela chegada, entre sexta-feira e sábado, de uma fraca frente fria ao Acre, ao sul do Amazonas, ao sul e oeste de Rondônia e ao sul e sudoeste de Mato Grosso.
Não haverá frio nem tampouco friagem, mas a penetração de uma fraca massa de ar polar deixará a temperatura mais agradável, principalmente, durante as noites.
A aproximação e a chegada dessa frente fria e o seu choque com o ar úmido que está sobre a região provocarão chuvas, que podem ser fortes, volumosas e acompanhadas de raios e ventanias leves, em vários pontos, nos próximos três dias: 20, 21 e 22 de abril, principalmente, no Acre, no oeste de Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, na maior parte da Bolívia e no leste e sudeste do Peru.
Na sequência, a penetração de ar seco polar vai inibir a formação de nuvens de chuvas durante uns dois ou três dias, a partir de domingo ou segunda-feira. Assim, espera-se uma pequena trégua na ocorrência de chuvas, não se descartando a possibilidade de chover, mas de forma rápida e pontual, no início da próxima semana.
NÍVEL DO RIO ACRE VAI CONTINUAR SUBINDO NA CAPITAL
As chuvas intensas que têm ocorrido na bacia hidrográfica do rio Acre, principalmente, nos vales do riozinho do Rola e do rio Xapuri, provocarão outra rápida elevação do seu nível na capital do estado.
Às 13 horas desta quarta-feira, 19 de abril, já marcava mais de 11m, em Rio Branco, tendo subido 1m nas últimas 24 horas.
Tendo em vista a alta probabilidade de que ocorram chuvas volumosas, ainda nesta semana, é bastante provável que, na próxima semana, o rio Acre atinja a maior cota de 2017 até o momento, mas não há motivos para maiores preocupações.
FRIAGEM À VISTA
Ainda neste mês de abril, é bastante provável que ocorra o fenômeno da friagem no Acre e nas regiões vizinhas. Mesmo que tal fenômeno seja confirmado, o frio não será intenso, mas de intensidade moderada ou fraca.
O Tempo Aqui está acompanhando as alterações no comportamento da atmosfera, na região da Antártica, que poderão resultar nessa friagem.
Portanto, acompanhe nossas atualizações e fique sabendo sobre o que deverá acontecer com o tempo atmosférico ainda neste mês de abril, sendo muito provável a ocorrência da primeira friagem do ano.