ALERTA: Nível do rio Acre subiu mais de 5,5m e continua subindo rapidamente. Rios Iaco e Tarauacá também sobem muito.
abr 12
PLANTÃO DO VERÃO 2017: POSIÇÃO EM 12 DE ABRIL.
NÍVEL DO RIO ACRE SOBE RÁPIDA E ACENTUADAMENTE
As chuvas torrenciais que ocorreram na maioria dos municípios acreanos estão provocando rápida elevação do nível dos principais rios que banham o estado. Já é outono, mas essas chuvas ainda estão com características de verão. As que ocorreram nas últimas 48 horas foram consequência da aproximação, na segunda-feira, e da chegada, na terça-feira, de uma frente fria e o seu choque com o ar muito úmido que estava sobre a região.
Nesta terça-feira, 11 de abril, choveu, em Rio Branco, no centro da cidade, em apenas 1 hora, 83,6mm, segundo medição da Agência Nacional de Águas. Durante o dia, no entanto, o total acumulado foi de 108,4mm, o maior volume registrado, neste dia, de todo o Brasil. Foi a mais forte chuva dos últimos anos registrada na capital acreana.
Não foi diferente no alto curso dos rios Acre e Xapuri. Choveu acima de 100mm, nas últimas 48 horas, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e, também, no vale do rio Acre, no município de Capixaba. Choveu intensamente, também, no vale do riozinho do Rola, o maior afluente do rio Acre.
Na cidade de Brasileia, o nível do rio Acre disparou e subiu 5,60m em menos de 48 horas, passando de 2,90m para 8,50m, medição das 13 horas desta quarta-feira, 12 de abril.
Em Xapuri, o rio passou de 3,80m para 8,60m, neste mesmo intervalo de tempo.
Na capital acreana, a cota que, na terça-feira era de 6,90m, pulou para 8,50m, às 13 horas desta quarta-feira.
Em todas essas cidades, no início da tarde de hoje, quarta-feira, os níveis continuavam subindo rapidamente.
No entanto, em Rio Branco, o nível do rio Acre subirá ainda mais rapidamente a partir desta quinta-feira para sexta-feira, quando as águas do seu alto curso começarem a chegar. É possível que troncos e galhos de árvores – os balseiros – fiquem acumulados nas colunas das pontes da capital acreana.
O Tempo Aqui estima que o nível do rio Acre, em Rio Branco, passe dos 12 metros até o início da próxima semana.
Em Sena Madureira, o rio Iaco subiu, em 24 horas, mais de 2m, passando de 6,20m para 8,25m, nesta quarta-feira, portanto, longe da cota de transbordamento.
Poderá ocorrer transbordamento, em Tarauacá, nos próximos dias, pois o nível do rio Muru subiu 3 metros, no seu alto curso, enquanto o rio Tarauacá aumentou 2 metros, nas proximidades de Jordão. Estes aumentos ocorreram em menos de 24 horas.
Felizmente, as chuvas darão uma boa trégua até domingo, em todo o Acre, e, assim, o nível de todos os rios baixará rapidamente, logo após atingir o máximo de elevação.