Choveu, em Rio Branco, em apenas 1 hora, a metade da média para todo o mês de abril. Nível do rio Acre subirá rápida e acentuadamente.
abr 11
PLANTÃO DO VERÃO 2017: CHUVAS TORRENCIAIS ATINGIRAM O ACRE
A atual estação do ano é o outono, mas as chuvas de verão ainda ocorrem com forte intensidade no Acre.
Como O Tempo Aqui previu e anunciou, com bastante antecedência, a chegada de uma frente fria provocou chuvas torrenciais na maior parte do Acre, principalmente, no leste e no sul do estado.
Nesta terça-feira, 11 de abril, ocorreu a chuva mais forte de 2017, até o momento, em Rio Branco, Entre 11horas da manhã e o meio-dia, choveu, no centro da cidade, 83,6mm, segundo a medição da Agência Nacional de Águas. Assim, em apenas 1 hora, choveu, praticamente, a metade da média para todo o mês de abril que é de 173,7mm. No entanto, até as 4 horas da tarde, o volume de chuvas, na capital acreana, já ultrapassava 100mm, ou seja, cerca de 60% da média mensal.
NÍVEL DO RIO ACRE SUBIRÁ RÁPIDA E ACENTUADAMENTE
Chuvas torrenciais, acima de 70mm, ocorreram, também, em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e no vale do riozinho do Rola, principal afluente do rio Acre.
Na cidade de Brasileia, o nível do rio Acre passou, em menos de 24 horas, de 2,90m para 6,00m e, às 16 horas desta terça-feira, continuava subindo ainda com mais velocidade.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de o nível do rio, em Rio Branco, ficar próximo dos 13,5m, que é a cota de alerta, tendo em vista que as chuvas vão continuar até as primeiras horas desta quarta-feira, dia 12 de abril. Dependendo do volume de chuvas a ser registrado nas próximas 24 horas, o rio Acre poderá transbordar dentro de alguns dias.
Acompanhe nossas atualizações desta quarta-feira para ficar melhor informado sobre o nível do rio Acre e dos outros do estado.