Calor abafado e chuvas passageiras vão predominar na primeira semana de abril. Níveis dos rios voltam a subir.

mar 30

CALOR E CHUVAS MARCAM O INÍCIO DE ABRIL DE 2017
A primeira semana de abril de 2017 não terá nenhuma mudança significativa do tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru. O outono já começou, mas as condições atmosféricas ainda são típicas do verão nessa parte da América do Sul.
O calor domina a região e a umidade, originária do Atlântico, continua a chegar com os ventos de leste e de nordeste. A pressão atmosférica mantém-se relativamente baixa. Estes são os ingredientes para a formação de nuvens que resultam, diariamente, em chuvas, as quais, na maioria das vezes, são passageiras, na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite. Num ou noutro dia, ocorrem formações mais carregadas que provocam chuvas fortes, volumosas e um pouco mais duradouras, sendo, às vezes, acompanhadas de raios e ventanias moderadas.
O tempo vai continuar severo no Peru e na Bolívia, principalmente, nos Andes e no litoral norte peruano. Nessas áreas, as chuvas não dão trégua e podem provocar novas inundações e deslizamentos de terra.
O tempo fica melhor, com menor probabilidade de chuvas, no sudeste, no sul e no sudoeste de Goiás e no sudeste de Mato Grosso, devido ao avanço de ar mais seco originário de uma alta pressão atmosférica sobre o Atlântico Sul.
As temperaturas não sofrem nenhuma alteração nesta primeira semana de abril e, ao amanhecer, oscilam entre:
– 20 e 23ºC, em Rio Branco, Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Vilhena e Boca do Acre;
– 22 e 25ºC, em Manaus, Parintins, Tabatinga, Cuiabá e Cáceres;
– 19 e 22ºC, em Goiânia, Rio Verde e Itumbiara;
– 15 e 18ºC, em Brasília.
Já, durante a tarde, se não houver muita chuva, variam entre:
– 29 e 32ºC, em Rio Branco, Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Vilhena, Manaus e Boca do Acre;
– 26 e 30ºC, em Brasília e cidades com maior altitude de Goiás;
– 32 e 35ºC, em Cuiabá e Cáceres.

NÍVEIS DOS RIOS ACRE E DE OUTROS VOLTAM A SUBIR
O nível do rio Acre, em Rio Branco, voltará a subir a partir desta sexta-feira, dia 31, e poderá, novamente, ficar próximo da cota de alerta, tal como aconteceu há poucos dias. As chuvas torrenciais que ocorreram no alto curso do rio e no seu afluente, o Xapuri, elevaram bastante seu nível nas cidades de Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.
Troncos e galhos de árvores – os balseiros – deverão chegar à capital acreana, nas próximas horas, mas sem excesso.
No entanto, não há motivos, até o momento, para maiores preocupações no que diz respeito a inundações.
O rios Juruá e Tarauacá também deverão ter seus níveis aumentados nos próximos dias, pois chuvas volumosas ocorreram e continuarão a ocorrer nos seus altos cursos.

CLIMA EM ABRIL E TENDÊNCIA DO TEMPO PARA ESTE MÊS DE 2017
Nesta sexta-feira, 31 de março, O Tempo Aqui publicará – como sempre faz no último dia de cada mês – informações sobre o clima do próximo mês e o que se espera do tempo para o mês de abril de 2017, no Acre, em Rondônia e no Amazonas, assim como uma visão geral da distribuição de chuvas em todo o Brasil.
Informações sobre o clima do mês são importantíssimas para um melhor planejamento das atividades humanas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *