Nível do rio Acre sobe rapidamente em Brasileia. Chuvas volumosas ocorreram na maior parte do estado.

mar 28

PLANTÃO DO VERÃO 2017: Posição em 28 de março.

CHUVAS VOLUMOSAS OCORRERAM NAS ÚLTIMAS 24 HORAS
Na última segunda-feira, dia 27, e durante a manhã desta terça-feira, dia 28, choveu forte e intensamente em quase todas as bacias hidrográficas dos rios acreanos.
Choveu entre 30 e 80mm no vale do rio Acre, principalmente, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia e Capixaba. Volumes de chuva semelhantes ocorreram nos vales dos rios Antimari, Iaco, Caeté, Macauã, Purus, Chandless, Tarauacá, Muru, Envira, Liberdade e Juruá.
Assim, o nível desses rios voltará a subir nas próximas horas, sendo que, em alguns, já está aumentando rapidamente.

RIO ACRE SUBIU RAPIDAMENTE EM BRASILEIA
Em apenas 12 horas, nesta terça-feira, o nível do rio Acre, em Brasileia, aumentou 1,5m e, por volta das 3 horas da tarde, continuava subindo rapidamente. Subida repentina também aconteceu em Assis Brasil.
Na capital acreana, o rio Acre está baixando lentamente, mas poderá voltar a subir, nos próximos dias, quando as águas das chuvas que ocorreram no seu alto curso começarem a chegar a Rio Branco.
No entanto, não há, no momento, perspectivas de que ocorra uma enchente de proporções alarmantes na capital do estado.

NÍVEIS DOS RIOS IACO E LIBERDADE TAMBÉM ESTÃO SUBINDO
Os níveis dos rios Iaco e de seus afluentes, Caeté e Macauã, também estão subindo, mas sem motivos para preocupações alarmantes.
Estão subindo, também, nesta terça-feira, os níveis dos rios Purus, em Manuel Urbano, do Chandless, no Parque Estadual do Chandless, e do Envira, em Feijó.
Merece um pouco mais de atenção o rio Liberdade, pois chuvas intensas que ocorreram no seu alto curso poderão provocar uma rápida e acentuada elevação do seu nível nas próximas horas, não se descartando a possibilidade de inundação de áreas ribeirinhas, onde há alguns povoados.

CHUVAS DEVEM CONTINUAR INTENSAS ATÉ QUARTA-FEIRA
As condições atmosféricas atuais indicam que as chuvas intensas vão continuar, pelo menos até a próxima quinta-feira, na maior parte do Acre, dia 30 de março.
Em algumas áreas, poderão ocorrer transtornos à população, com rápida inundação de ruas, transbordamentos de pequenos rios e igarapés, queda de árvores e deslizamento de terra.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *