Rio Acre sobe ainda mais e deverá atingir a cota de alerta em Rio Branco. Troncos e galhos de árvores poderão ficar acumulados debaixo das pontes.

mar 25

PLANTÃO DO VERÃO 2017: Posição em 25 de março.

ÁREAS BAIXAS DE RIO BRANCO PODERÃO FICAR INUNDADAS
O nível do rio Acre, na capital acreana, deverá superar a cota de alerta, que é de 13.5 metros, neste domingo, 26 de março.
As chuvas torrenciais que ocorreram nos vales do riozinho do Rola e dos rios Xapuri e Acre, nos municípios de Rio Branco, Capixaba e Xapuri, causaram uma rápida e acentuada elevação desses rios nas últimas 48 horas.
Essas águas começarão a chegar, em Rio Branco, a partir deste domingo, dia 26, quando então o nível do rio subirá bastante.
Tendo em vista a elevada cota em que já se encontra, acima de 13 metros, na capital do estado, toda essa água que está descendo vai fazer aumentar ainda mais o volume do rio Acre.
Assim, é quase certo que, nos primeiros dias da próxima semana, as áreas mais baixas de Rio Branco sejam inundadas, pois o nível do rio poderá atingir a cota de transbordamento que é de 14 metros.
No entanto, não há perspectiva de que ocorra uma enchente de proporções alarmantes, mas é alta a possibilidade de que o nível do rio passe dos 14 metros nos primeiros dias da semana que vem.
Felizmente, por enquanto, a tendência é de que as chuvas diminuam sensivelmente, durante os próximos sete dias, na região da bacia hidrográfica dos rios Acre e Xapuri e do riozinho do Rola.

BALSEIROS CHEGAM E PODEM FICAR ACUMULADOS
As imagens de satélite mostram enorme quantidade de troncos e galhos de árvores – os chamados balseiros – descendo pelo rio Acre. Nossa previsão é de que eles comecem a passar por Rio Branco a partir da noite deste sábado, mas, principalmente, a partir deste domingo.
Tais balseiros poderão ficar retidos pelas colunas que sustentam as pontes e a passarela da capital acreana, tal como ocorreu há algumas semanas e que causaram muito trabalho para serem retirados.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *