Outono começa com o dia e a noite de igual duração em todos os países. As perspectivas são de chegada de algumas ondas de frio polar na Amazônia Ocidental.

mar 20

A ESTAÇÃO DA TRANSIÇÃO
O verão terminou e o outono de 2017 começou nesta segunda-feira, dia 20 de março, exatamente, às 5h29min, pelo horário de Rio Branco. O evento ocorre quando o Sol, no seu movimento aparente, cruza a linha do equador, e entra no hemisfério norte. É o fenômeno do equinócio de outono, quando o dia e a noite têm a mesma duração de 12 horas cada em todos os países de todos os continentes da Terra. Neste dia, o Sol nasce às 6h e se põe às 18 horas em todas as cidades do mundo, desde que, nestas cidades, o fuso horário seja geográfica e legalmente correto. A diferença de minutos entre uma e outra cidade deve-se à largura longitudinal – leste-oeste – de seus respectivos fusos horários e à sua exata posição geográfica neste fuso.
Na cidade de Macapá, capital do Amapá, neste dia, há comemoração, pois essa capital brasileira é a única que se localiza na linha do equador e, assim, a sombra dos objetos é projetada exatamente sobre esta linha durante o dia inteiro, exceto ao meio-dia, quando não há sombra projetada de forma inclinada.
Outono é a estação da transição do verão para o inverno e, portanto, tem características climáticas destas duas estações.

CLIMATOLOGIA DO OUTONO NO ACRE, EM RONDÔNIA E NO AMAZONAS
O Tempo Aqui apresenta a climatologia de outono no Acre, em Rondônia e no Amazonas, ou seja, a média do tempo registrado num longo período de tempo, com os os extremos ocorridos. É interessante lembrar que dados de clima não são previsão do tempo, mas mostram como a atmosfera comportou-se nas últimas décadas.
Nesta estação, as chuvas diminuem sensivelmente em toda a Amazônia sul-ocidental.
RIO BRANCO: Temperatura mínima média oscila entre 19 e 21ºC, com extremo registrado de 7,8ºC. A máxima média fica situada entre 30 e 32ºC, com extremo registrado de 36,2ºC. As chuvas são reduzidas para apenas 45,8mm no mês de junho.
PORTO VELHO: Temperatura mínima média oscila entre 19 e 21ºC, com extremo registrado de 10,0ºC. A máxima média fica situada entre 30 e 32ºC, com extremo registrado de 34,0ºC. As chuvas são reduzidas para apenas 38,8mm no mês de junho.
MANAUS: Temperatura mínima média oscila entre 22 e 24ºC, com extremo registrado de 18,0ºC. A máxima média fica situada entre 30,5 e 32,5ºC, com extremo registrado de 35,1ºC. As chuvas são reduzidas para 113,0mm no mês de junho.
Durante os três meses de outono, chove menos de 400m no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia. No Amazonas e nas demais áreas do Acre e de Rondônia, chove mais de 400mm.

OUTONO DE 2017 TEM PERSPECTIVAS DE FRIO MODERADO NA AMAZÔNIA
O inverno deste ano, a estação do frio e da seca na Amazônia sul-ocidental, só começa no dia 20 de junho, mas, no outono, já chegam as primeiras ondas de frio polar que, muitas vezes, despencam a temperatura no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso e no Amazonas.
Segundo nossas análises, há perspectivas de que, neste outono, ocorram algumas frentes frias fortes, seguidas de penetração moderada de ar frio polar.
É bastante provável que, em alguns dias, principalmente, a partir de maio, as temperaturas mínimas oscilem entre 9 e 15ºC, ou seja, dentro da média dos extremos das últimas décadas, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, e no sul do Amazonas, além da região do Pantanal de Mato Grosso, inclusive, em Cuiabá.
Quanto às chuvas, no Acre, esperam-se valores acima da média, em abril e maio, e abaixo da média, em junho. Em Rondônia e na maior parte do Amazonas, as chuvas devem ficar, aproximadamente, dentro da média climatológica para esta estação.
O Tempo Aqui lembra que não se trata de previsão, mas, tão somente, de uma tendência, tendo em vista a análise das condições atmosféricas e oceânicas atuais.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *