Frio tão comentado no Acre, que não ocorreu, não foi anunciado por nós
mar 20
O TEMPO AQUI ESCLARECE
O portal de Meteorologia O Tempo Aqui esclarece que a divulgação da ocorrência de frio no Acre e em Rondônia, no sábado e no domingo, dias 18 e 19 de março deste ano de 2017, foi feita por alguns meios de comunicação, com base em informação colhida em outro portal.
Quanto a nós, a informação, dada com bastante antecedência, foi de que uma frente fria fraca chegaria ao Acre, na sexta-feira, dia 17, causando chuvas intensas, e, logo em seguida, uma massa de ar frio polar penetraria no Acre e no sul e oeste de Rondônia, diminuindo a temperatura, podendo até caracterizar uma leve friagem. Informamos, ainda, que não haveria frio e que o sábado e o domingo teriam tempo bom, sem chuvas, no Acre, pois o ar úmido que estava sobre o estado seria deslocado para o Amazonas e o Peru.
Nossa previsão foi literalmente confirmada, pois na sexta-feira, as chuvas volumosas ocorreram em todo o Acre, com a temperatura máxima, em Rio Branco e em Brasileia, ficando abaixo de 23ºC, durante o dia, mas, durante as noites seguintes, não houve frio, com mínimas oscilando entre 20 e 21ºC, na maior parte do estado. Neste dia, a capital do Acre ficou entre as três capitais brasileiras com a menor temperatura diurna. No sábado e no domingo, não choveu, exceto de forma rápida e fraca apenas em alguns poucos pontos isolados do centro e do oeste acreano, e a temperatura manteve-se amena, com o dia bastante ventilado.
Assim como o nosso, nenhum outro portal de Meteorologia do centro-sul do Brasil, como os oficiais INPE e INMET e os privados Climatempo e Tempoagora, anunciou que faria frio na Amazônia sul-ocidental, naqueles dias. Quanto ao INPE, apenas divulgou, no dia seguinte, o registro da chegada de ar frio polar que derrubou em até 10ºC as temperaturas máximas no leste e sul do Acre, no oeste de Rondônia e no Pantanal de Mato Grosso, exatamente, como nós havíamos previsto e anunciado com bastante antecedência.
Este esclarecimento se fez necessário, em respeito à população do Acre e das regiões vizinhas, tendo em vista que fomos bombardeados por centenas de mensagens – como se nós fôssemos os responsáveis – cobrando o frio e as chuvas anunciados para sábado e domingo últimos por alguns meios de comunicação do Acre. Cumpre esclarecer também que tais meios de comunicação publicaram apenas o que lhes foi passado e, portanto, não podem, acreditamos, assumir a responsabilidade pelas informações prestadas à população. Infelizmente, o pior ocorreu nas mensagens de inúmeros grupos de redes sociais, cujos autores agindo de má fé, de forma irresponsável ou, talvez, até proposital, atribuíram a nós tais informações.
Nosso trabalho é serio e baseado rigorosamente nos métodos científicos e os dados registrados são oficiais e colhidos das estações meteorológicas brasileiras da REDEMET, da Aeronáutica, e do Instituto Nacional de Meteorologia. Os dados referentes ao nível dos rios e, também, à quantidade de chuvas são da Agência Nacional de Águas. Utilizamos ainda os dados das estações meteorológicas oficiais de órgãos do Peru e da Bolívia.
A partir destes dados e das imagens de satélite, fazemos, num mapa, o esboço das condições atmosféricas atuais. Utilizamos também os dados coletados nas águas dos oceanos ao redor da América do Sul e na região da Antártida.
Finalmente, utilizando as leis da Física – em especial a dos gases – e o conhecimento geográfico da região, assim como a nossa experiência de mais de 30 anos na Meteorologia e na Climatologia, divulgamos o que mais provavelmente deverá ocorrer com a atmosfera nos próximos dias e meses.
O Tempo Aqui agradece à população do Brasil – em especial a do Acre, a de Rondônia e a do Amazonas -, do Peru e da Bolívia pelas palavras de incentivo e apoio ao nosso trabalho. Muito obrigado, também, aos jornais impressos e online, aos pesquisadores de dezenas de universidades do Brasil e do exterior e aos estudantes que, diariamente, utilizam nossas informações para prestar um bom serviço à população e para compreenderem melhor nosso clima.
Isso mesmo.
Olá, Bernardo. Muito obrigado pela participação.