Ar frio polar chega ao Acre e Rondônia, provoca temporais, declina a temperatura e deixa o tempo menos úmido em seguida
mar 15
ÚLTIMA SEMANA DO VERÃO TEM AR POLAR NO ACRE E RONDÔNIA
O verão de 2017 termina na próxima segunda-feira, dia 20 de março, mas, antes, haverá mudança no tempo da Amazônia sul-ocidental.
Uma intensa massa de ar frio, de origem polar, avança rapidamente e chega ao Brasil nesta quinta-feira, 16 de março, despencando a temperatura, a partir de sexta-feira, no sul do país.
No Acre, em Rondônia e em Mato Grosso, a frente fria – fenômeno que antecede a chegada de ar frio – chega nesta sexta-feira, na parte da tarde ou nas primeiras horas da noite, com ventos intensos de sudeste e provocando chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de muitos raios e ventanias perigosas, não se descartando eventual queda de granizo em alguns pontos.
Nesta quinta-feira, já por causa da aproxima da frente fria, deverão ocorrer chuvas fortes e volumosas, com possibilidade de temporais, na maior parte do Acre, de Rondônia, do sul do Amazonas, do sul e oeste de Mato Grosso, da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.
NÃO É FRIO NEM FRIAGEM
Após a passagem dessa frente fria, uma pequena parcela de ar frio polar começará a penetrar no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas, na região do Pantanal de Mato Grosso, em toda a planície da Bolívia e no sudeste do Peru.
Assim, a temperatura cairá levemente, mas não o suficiente para caracterizar uma típica friagem, muito embora, algumas pessoas poderão até entender como tal.
Na sexta-feira e, principalmente, no sábado, a temperatura máxima deverá ficar abaixo de 25ºC, enquanto a mínima deverá oscilar entre 18 e 20ºC, em cidades como Rio Branco, Brasileia, Vilhena, Costa Marques, Guajará-Mirim, Cáceres, Cobija, Riberalta e Porto Maldonado.
Deverão ser registradas as menores temperaturas deste ano até o momento.
TEMPO PODE FICAR FIRME, COM MUITO SOL, EM SEGUIDA
É bastante provável que as chuvas deem uma pequena trégua, no Acre, pois o ar polar que vai chegar é mais seco e, assim, desloca para o norte a umidade que está sobre o estado. Assim, o tempo fica um pouco mais firme a partir do sábado.
Tempo firme, também, após a passagem da frente fria, marcará o sul e oeste de Rondônia, o Pantanal de Mato Grosso e a maior parte da Bolívia e do sudeste do Peru.
O Tempo Aqui publicará, nesta quinta-feira, mais informações sobre esta incursão de ar polar.
Estas incursões de ar polar já no mês de março podem caracterizar que teremos um inverno como do ano passado,várias massas de ar polar atingindo o Norte?
Olá, Celia. Não necessariamente, mas é um indício de que não deverão ocorrer bloqueios atmosféricos que impeçam a entrada de ar polar na Amazônia sul-ocidental durante este ano de 2017. Tudo indica que ocorrerão temperaturas baixas, caracterizando friagens típicas no Acre, Rondônia e Amazonas. No entanto, outros fatores também poderão favorecer ou não a ocorrência de frio intenso na região. Muito obrigado pela participação.