ALERTA: Níveis dos rios Acre, Iaco e Tarauacá voltam a subir rapidamente. Chuvas torrenciais ocorreram nas últimas 24 horas.

mar 08

PLANTÃO DO VERÃO 2017: POSIÇÃO EM 8 DE MARÇO.
NÍVEL DO RIO ACRE SOBE RAPIDAMENTE
Chuvas torrenciais, com valores entre 50 e 100mm, ocorreram, nas últimas 24 horas, no vale do rio Acre, mais precisamente, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.
Na cidade de Brasileia, o nível do rio Acre subiu, em apenas 17 horas, mais de 3 metros. No começo da noite de ontem, terça-feira, dia 7, às 19 horas, seu nível era menos de 3m. Ao meio-dia de hoje, quarta-feira, dia 8, já marcava mais de 6 metros e continuava subindo rapidamente.
Em Xapuri, em menos de 12 horas, o rio Acre subiu mais de 1,5m, passando de 5m, à meia-noite, para 6,5m, ao meio-dia de hoje.
Na capital acreana, devido às intensas chuvas de ontem, que ocorreram nas proximidades, o rio Acre subiu 0,5m e já está com nível de 11m. Nos próximos dias, seu nível subirá bastante e, novamente, deverá ficar perto da cota de alerta que é de 13,5m, podendo até se aproximar de 15m, no fim da semana que vem, quando chuvas intensas deverão ocorrer devido à chegada, entre segunda-feira e quarta-feira, de uma fraca frente fria.
No entanto, não há motivos para maiores preocupações, pois as chuvas devem diminuir de intensidade até domingo, porém poderão ser fortes em alguns momentos.

RIO IACO VOLTA A SUBIR E PODE TRANSBORDAR
Choveu torrencialmente, ontem, com valor registrado de 81,2mm, no vale do rio Macauã. Chuvas volumosas, estimadas entre 30 e 60mm, também ocorreram nos vales dos rios Iaco e Caeté.
Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco voltou a subir e no começo da tarde desta quarta-feira já marcava 13,2m, subindo 1,2m em menos de 24 horas.

TARAUACÁ PODERÁ SOFRER NOVA ENCHENTE
Não foi diferente nos vales dos rios Tarauacá e Muru: chuvas volumosas, entre 40 e 80mm despencaram, nas ultimas 24 horas, em toda a região.
Assim, é bastante provável que a cidade de Tarauacá volte a conviver com inundações das áreas mais baixas.

RIO JURUÁ ESTÁ ESTÁVEL, MAS PODERÁ SUBIR NOVAMENTE
Em Cruzeiro do Sul, as áreas mais baixas continuam alagadas, com o nível do rio Juruá estabilizado em torno de 14,3m.
As chuvas que caíram na serra do Divisor e nos vales dos afluentes do rio Juruá poderão provocar, nos próximos dias, nova elevação do seu nível.

RIO PURUS SOBE RAPIDAMENTE
No centro do Acre, as chuvas também foram intensas. Em Santa Rosa do Purus, choveu mais de 40mm nas últimas horas. O nível do rio Purus está subindo rapidamente nesta cidade.
Assim, na cidade amazonense de Boca do Acre, o nível do Purus, que hoje está acima de 18m, poderá voltar a subir também.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui está atento e, havendo iminência de enchentes, informará a qualquer momento.
Portanto, acompanhe nossas atualizações e saiba como se planejar no caso de ocorrência de uma situação adversa às suas atividades diárias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *