Calor e chuvas passageiras vão predominar esta semana no Acre, Rondônia, Amazonas e parte de Mato Grosso. Sol, nuvens e calor diurno permanecem em Goiás e Brasília.
mar 06
PREVISÃO PARA A SEMANA, ATÉ 12/3/2017
O TEMPO SEGUE SEM MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS
Pelo menos até o próximo domingo, dia 12 de março, não haverá alterações significativas no comportamento da atmosfera. Nesta penúltima semana do verão, o tempo continua quente e úmido, com chuvas passageiras, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso e nas regiões de planície do Peru e da Bolívia, assim com no Andes orientais destes países.
Pulsos úmidos do Atlântico podem provocar, em algumas áreas, chuvas fortes e volumosas, podendo causar transbordamentos de pequenos rios e inundações de pontos vulneráveis.
As chuvas não param no Peru e na Bolívia e provocam inundações e deslizamento de terras em vários pontos dos Andes orientais e nas planícies, como nas regiões peruanas de Porto Maldonado, Cusco, Pucalpa e Iquitos e nas áreas bolivianas de Trinidad e Riberalta.
No Acre e em Rondônia, as chuvas devem ficar mais intensas a partir da quarta-feira, podendo causar transtornos em alguns pontos. Em Mato Grosso as chuvas diminuem na maioria dos municípios, mas continuam intensas no noroeste e no norte mato-grossense.
Chuvas volumosas vão continuar a ocorrer, diariamente, na maior parte do Amazonas, onde o calor continua muito abafado.
Sol com nuvens e calor vão marcar esta semana na maior parte de Goiás e do Distrito Federal e no centro, sul e leste de Mato Grosso. Nestas áreas, as chuvas podem ocorrer, mas de forma rápida e isolada, não se descartando eventuais temporais isolados, principalmente, no sul e sudoeste goiano e no sudeste mato-grossense.
Lima, a capital do Peru, continua quente e abafada, inclusive, durante a noite.
PREVISÃO DIÁRIA
O tempo, no entanto, pode surpreender qualquer meteorologista, pois alterações da atmosfera ocorrem o tempo todo e, muitas vezes, são imperceptíveis numa primeira análise.
Assim, uma previsão meteorológica é melhor quando se refere a um espaço de tempo mais próximo.
Acompanhe, portanto, nossas previsões específicas diárias para o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.