Nível do rio Acre, em Rio Branco, deve passar da cota de alerta nos próximos dias. Chuvas serão intensas na próxima semana.

fev 17

PLANTÃO DO VERÃO 2017 – POSIÇÃO EM 17 DE FEVEREIRO
ACÚMULO DE BALSEIROS PODERIA SER EVITADO
Como O Tempo Aqui publicou na última quarta-feira, dia 15, e voltou a alertar no dia seguinte, as imagens de satélite mostravam a enorme quantidade de troncos e galhos de árvores – conhecidos como balseiros – que estavam sendo trazidos pelas águas do rio Acre e que começariam a passar pela capital acreana a partir de quinta-feira, quando o dia amanheceu com uma boa quantidade deles retida pela coluna da passarela Joaquim Macedo, os quais, durante o dia, foram retirados.
No entanto, a chegada destes balseiros estava só começando. Nesta sexta-feira, dia 17, a quantidade de troncos e galhos de árvores acumulados debaixo da passarela, em Rio Branco, já se estendia até próximo da ponte metálica, numa extensão de, aproximadamente, 1.000 metros quadrados, formando um enorme tapete de lenha sobre as águas do rio. Enorme, também, era a dificuldade para removê-los, pois, a quantidade retirada estava sendo menor do que a que chegava e se acumulava. Isto durante toda a manhã deste dia, cujos trabalhos de retirada continuaram pela tarde.
Todo este trabalho poderia ser evitado, uma vez que se sabia da sua chegada, pois O Tempo Aqui alertou para a ocorrência destes transtornos. Bastava que se colocassem barcos de plantão, com 2 ou 3 pessoas, para, assim que se aproximassem tais balseiros, seriam desviados, evitando que se acumulassem nas colunas das pontes.

NÍVEL DO RIO ACRE VAI CONTINUAR SUBINDO
Às 14 horas desta sexta-feira, o nível do rio Acre, em Brasileia, continuava subindo e se aproximava dos 11 metros. Neste mesmo horário, o seu principal afluente, o riozinho do Rola, também, continuava a subir.
Em Rio Branco, o rio Acre – que já supera os 11 metros de profundidade – está subindo, em média, 4 centímetros por hora e os balseiros vão continuar descendo, agora, com maior intensidade.
Segundo as nossas análises e cálculos atualizados, o nível do rio, na capital acreana, deverá ficar próximo da cota de alerta – que é de 13,5 metros -, ou até superá-la, no início da próxima semana. Isto porque, há três dias, não chove significativamente na sua bacia hidrográfica.
Assim, nestas condições, não há perigo de uma cheia de maiores proporções, pelo menos até por volta do dia 22 de fevereiro.

CHUVAS INTENSAS DEVERÃO OCORRER NA PRÓXIMA SEMANA
O quadro, por enquanto otimista, poderá mudar muito na próxima semana.
A aproximação e provável chegada de uma frente fria de fraca intensidade deverá provocar chuvas fortes e volumosas na maior parte do Acre, principalmente, na região do vale do rio Acre, desde os primeiros dias da semana que vem.
Com estas novas condições atmosféricas, será alta a probabilidade de que o nível do rio Acre, em Rio Branco, atinja valores superiores a 14 metros e, consequentemente, os transbordamentos causarão transtornos à população de pontos vulneráveis.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui está atento ao comportamento da atmosfera e ao nível dos principais rios do Acre, de Rondônia e do Amazonas e informará quaisquer tendências nos níveis dos rios que possam causar maiores transtornos à população.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações – que ocorrem diariamente e a qualquer momento – para ficar bem informado sobre as condições do tempo e os níveis dos principais rios da região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *