Plantão do Verão 2017: Nível do rio Acre, em Brasileia, subiu 8 metros e já passa da cota de alerta. Em Rio Branco, poderá passar de 13 metros nos próximos dias.

fev 16

PLANTÃO DO VERÃO 2017: Situação em 16 de fevereiro, às 14 horas.
RIO ACRE SOBRE RAPIDAMENTE E TRAZ IMENSA QUANTIDADE DE BALSEIROS
Em Brasileia, o nível do rio Acre passou de 2m para mais de 10m, em apenas 3 dias, ou seja, subiu mais de 8m e já passa da cota de alerta. Às 14 horas desta quinta-feira, dia 16, marcava 10,2 metros e continuava subindo rapidamente.
O rio Xapuri – segundo maior afluente do rio Acre – no seu médio curso, subiu 6m, em apenas 24 horas, mas já está baixando. Na cidade de Xapuri, no entanto, o nível do rio Acre está subindo rápida e acentuadamente.
O riozinho do Rola – maior afluente do rio Acre – no seu alto curso, subiu, em apenas 24 horas, mais de 5m, mas já está baixando. No entanto, no seu baixo curso, seu nível está subindo rapidamente, sendo que, nas últimas 24 horas, passou de 9,3m para 9,9m.
Em Rio Branco, como O Tempo Aqui havia informado, o rio Acre, começou a subir rápida e acentuadamente, nesta quinta-feira e, por volta das 14 horas, já alcançava a marca de 10m, com quantidade apreciável de troncos e galhos de árvores – os chamados balseiros – acumulados na coluna da passarela Joaquim Macedo.
O enorme volume de água que caiu no Alto Acre e a maior quantidade de balseiros só começarão a chegar, na capital acreana, a partir da noite desta quinta-feira e, principalmente, a partir desta sexta-feira.
Assim, até os primeiros dias da próxima semana, o nível do rio Acre, em Rio Branco, deverá ficar próximo ou até passar da cota de alerta que é de 13,5 metros. Por enquanto, não há perigo de uma nova enchente de proporções alarmantes na capital acreana e em nenhum município do estado.

CHUVAS FORAM VOLUMOSAS DE ATÉ 167,4mm
As chuvas foram fortes e volumosas, no domingo e na segunda-feira, dias 12 e 13 de fevereiro, em boa parte do Acre, principalmente, no sul e no oeste do estado.
Só em Assis Brasil, choveu 167,4mm, em apenas 48 horas. Numa área aproximada de 8.000 quilômetros quadrados, envolvendo os vales dos rios Acre e Xapuri, e, aproximadamente, 3.000 quilômetros quadrados, no alto curso do riozinho do Rola, choveu, em média, 100mm, nos últimos três dias.
Toda esta água está descendo para a capital acreana, onde o nível do rio Acre começou a subir rápida e acentuadamente nesta quinta-feira, dia 16.
As imagens de satélite mostram uma imensa quantidade de troncos e galhos de árvores – os chamados balseiros – que estão descendo pelo rio e estarão passando por Rio Branco nos próximos dias. Assim, é bastante provável que esses balseiros fiquem retidos nas colunas das pontes da cidade, sendo que esta quinta-feira já amanheceu com uma enorme quantidade de troncos e galhos de árvores acumulados em uma coluna da passarela Joaquim Macedo.
A estimativa é de que o nível do rio, na capital acreana, fique próximo ou até passe da cota de alerta, que é de 13,5 metros, no final desta semana ou no início da próxima.
No entanto, não se visualiza, por enquanto, um transbordamento que possa causar maiores preocupações, em Rio Branco.

NÍVEL DO RIO JURUÁ DEVERÁ SUBIR NOVAMENTE
Em Cruzeiro do Sul, devido às chuvas intensas que ocorrem na maior parte do vale do Juruá e na serra do Divisor, nos últimos dias, o nível do rio deverá voltar a subir e poderá, mais uma vez, atingir a cota de alerta.
Nos próximos dias, as chuvas vão continuar na maior parte do oeste do Acre, podendo fazer com que ocorram transtornos à população de pontos vulneráveis.

RIO IACO TAMBÉM SUBIRÁ BASTANTE
Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco, também, terá subida rápida e acentuada nos próximos dias, mas nada que possa trazer maiores preocupações. Seu nível passou de 7,7m para 11,2m, em apenas 3 dias. No início da tarde desta quinta-feira, marcava 11,2 metros e continuava subindo.
No entanto, a situação poderá ser alterada, casa ocorram chuvas volumosas, durante esta e a próxima semana, nos vales dos rios Iaco e Macauã.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui está atento e informará, através do seu Plantão do Verão 2017, qualquer iminência de uma cheia de maiores proporções provocada pelos principais rios do Acre e de Rondônia.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações que podem ocorrer a qualquer momento.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *