Chuvas intensas marcarão esta semana. Níveis dos rios subirão rapidamente no Acre e Rondônia.
fev 13
CHUVAS INTENSAS E LEVE DECLÍNIO DA TEMPERATURA
Como O Tempo Aqui alertou, esta semana de fevereiro de 2017, até por volta do dia 17, será marcada por chuvas fortes e volumosas na maior parte do Acre, de Rondônia, do sul do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e do leste e sudeste do Peru.
A aproximação e chegada de uma fraca frente fria, nesta segunda-feira, dia 13, a alta umidade do ar e a formação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre Rondônia e Mato Grosso deixaram o tempo extremamente instável, com muitas nuvens e chuvas torrenciais em boa parte do Acre, principalmente, no leste e no sul do estado. Na região de Assis Brasil, foram registrados 102,6mm, nas primeiras 7 horas desta segunda-feira. Chuvas torrenciais também ocorreram em Brasileia e proximidades.
Em Rio Branco, a temperatura, no início da tarde desta segunda-feira, era apenas 20,9ºC, ou seja, uma queda de mais de 10ºC em relação ao dia anterior que, no mesmo horário era de 31,0ºC, segundo a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia. Com esta temperatura, mais uma vez, a capital acreana teve a tarde mais fria dentre todas as 27 capitais brasileiras.
As chuvas vão aumentar em Rondônia e Mato Grosso, onde o centro de baixa pressão atmosféricas intensifica-se nesta terça-feira. Nestas áreas, os volumes de chuva podem superar 150mm, em alguns pontos, até a próxima quinta-feira.
No Acre, as chuvas poderão dar uma pequena trégua, em algumas áreas, mas voltam intensas na quinta-feira, quando a temperatura volta a cair durante o dia.
ALERTA DE RÁPIDA SUBIDA DO NÍVEL DOS RIOS
As chuvas intensas que caíram e continuarão a cair, nos próximos dias, provocarão rápida subida do nível dos rios Acre, Iaco, Purus, Envira, Tarauacá e Juruá.
Em Rondônia, poderão ocorrer sérios transtornos com transbordamento de alguns rios, como o rio Machado e outros de pequeno e médio portes.
Acompanhe o Plantão do Verão 2017, onde O Tempo Aqui informará a qualquer momento a situação do nível dos principais rios do Acre, caso ocorra iminência de transbordamentos e inundações.