Alívio em Cruzeiro do Sul. Alerta urgente para Eirunepé, no Amazonas. Chuvas ficam abaixo da média, nos próximos dias, no Acre. Por enquanto, não há perigo de novas enchentes.

fev 02

12h 30min

PLANTÃO DO VERÃO 2017
RIO JURUÁ COMEÇA A BAIXAR NESTA SEXTA-FEIRA
Após haver atingido e superado a maior cota já registrada, em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá, começa a baixar a partir desta sexta-feira, dia 3 de fevereiro de 2017.
Todo o imenso volume de água das chuvas que ocorreram nos municípios de Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, praticamente, já se encontra no leito do rio principal: o Juruá.
As chuvas quase cessaram nos últimos quatro dias em todo o Acre, principalmente, no centro e no oeste do estado.
Assim, a população já pode esperar, com alívio, o recuo das águas que invadiram parte da cidade.

ALERTA DE ENCHENTE ALARMANTE EM EIRUNEPÉ, NO AMAZONAS
Todo esse enorme volume de água dos rios Juruá e Tarauacá, que assolou as cidades acreanas, segue em direção às cidades amazonenses de Eirunepé, Itamarati e Carauari.
Assim, O Tempo Aqui alerta que todas as demais cidades e povoados situados às margens do rio Juruá deverão sofrer enchente de proporções alarmantes, nos próximos dias, não somente pelas chuvas que ocorreram no Acre, mas, também, pelo total acumulado na bacia hidrográfica desse rio, no Amazonas, onde choveu ainda mais intensamente do que no Acre, nos últimos dez dias.
É bastante provável que as cidades amazonenses situadas às suas margens também sofram com a maior enchente já registrada.

NO ACRE, NÃO HÁ PERIGO DE NOVAS ENCHENTES ATÉ A PRÓXIMA SEMANA
Como O Tempo Aqui já informou, fevereiro começa com pouca chuva em todo Acre e deve continuar abaixo da média até, pelo menos, por volta da próxima terça-feira, dia 7.
Portanto, não há perigo de novas enchentes, até o final da próxima semana, pois os níveis atuais terão baixado significativamente em todos os rios acreanos.
O rio Acre, por enquanto, é o que menos preocupa, já que seu nível deverá, rapidamente, ser reduzido para menos de 7 metros dentro de, aproximadamente, sete dias.
As chuvas, possivelmente, voltarão a ficar fortes e volumosas somente no meio da próxima semana, cujo reflexo na elevação significativa do nível dos rios dar-se-á entre cinco e sete dias após, exceto os igarapés que podem transbordar a qualquer momento, caso chova forte, uma única vez, sobre sua bacia hidrográfica.

O TEMPO AQUI ESTÁ ATENTO
Acompanhe nossas atualizações que ocorrem diariamente e a qualquer momento para ficar bem informado sobre o tempo e a possibilidade de novas enchentes.
O Tempo Aqui agradece às inúmeras visitas feitas por internautas de todo o Acre, Rondônia, Amazonas, Peru e Bolívia, mas, especialmente, aos de Cruzeiro do Sul e cidades vizinhas, que procuram informações antecipadas sobre chuvas intensas e nossos alertas de enchentes.
Continue conosco, pois nosso objetivo é alertar e, jamais, alarmar, pois é melhor avisar sobre o pior e esperar o melhor do que informar o melhor e acontecer o pior.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *