ALERTA URGENTE: Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, provocará a maior cheia já registrada. Rio Acre não oferece nenhum perigo nos próximos dias. Chuvas diminuem.
jan 30
12h 25min
PLANTÃO DO VERÃO DE 2017: Cheia do Juruá será a maior já registrada.
Não é mais previsão, mas afirmação: Nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, superará a maior marca já registrada e provocará a maior enchente da cidade de que se tem registro oficial.
O Tempo Aqui vinha, quase diariamente, há mais de três semanas, informando que as chuvas no vale do Juruá seriam intensas e que era alta a probabilidade de que o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, passasse dos 14 metros. O previsto aconteceu nesta segunda-feira, 30 de janeiro de 2017.
Agora, O Tempo Aqui afirma que seu nível passará a marca histórica de 14,18 metros, ocorrida no ano de 1995.
As chuvas que caíram nas últimas 72 horas somam mais de 180mm, segundo nossas estimativas, em, praticamente, toda a área compreendida pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Porto Walter – desde a serra do Divisor até o limite da sua bacia hidrográfica com a do rio Tarauacá.
Como se pode analisar, as chuvas mais intensas não ocorreram no alto curso do rio, ou seja, nas suas nascentes. No entanto, nas últimas 24 horas, choveu moderadamente, também, no município de Marechal Thaumaturgo, o que contribuirá para o aumento do nível do rio em Cruzeiro do Sul.
Portanto, não se trata mais de previsão, mas de afirmação de que ocorrerá a maior enchente já registrada na segunda maior cidade do Acre, pois as águas dessas chuvas volumosas terão que, obrigatoriamente, passar por Cruzeiro do Sul e, de acordo com nossos cálculos, o nível do rio Juruá poderá ficar próximo de 14,5 metros.
RIO ACRE NÃO OFERECERÁ NENHUM PERIGO NOS PRÓXIMOS DIAS
Enquanto isso, em Rio Branco, o rio Acre já passa da marca de 10 metros, mas não atingirá 11 metro, pelo menos durante esta semana, pois o volume atual é consequência, apenas, das chuvas que ocorreram no vale do riozinho do Rola, seu principal afluente.
No seu alto curso, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, seu nível continua baixo, pois não tem chovido significativamente no Alto Acre, nos últimos dias, devido à penetração de ar um pouco mais seco, conforme previsto por O Tempo Aqui.
Assim, seu nível, na capital acreana, sem sombra de dúvidas, começará a baixar rapidamente, nos próximos dias, pois não há tendência atmosférica de provocar chuvas volumosas, durante esta semana, mas, apenas, passageiras e localizadas, devido à infiltração de ar mais seco, como previsto, porém não está descartada uma eventual chuva forte em alguns pontos isolados.
RIOS IACO E ENVIRA TAMBÉM NÃO OFERECEM PERIGO IMINENTE
De forma análoga e pelos mesmos motivos apresentados em relação ao rio Acre, os rios Iaco e Envira, embora, no momento, estejam com seus níveis em elevação, não oferecem perigo de transbordamento durante esta semana.
A situação poderá mudar radicalmente a partir da próxima semana, quando voltarão a ocorrer chuvas volumosas na maior parte do Acre.
RIO TARAUACÁ VAI BAIXAR RAPIDAMENTE NAS PRÓXIMAS HORAS
Na cidade de Tarauacá, o nível do rio de mesmo nome, passou da cota de transbordamento, mas, deverá baixar rapidamente nas próximas horas, tendo em vista que não ocorreram chuvas volumosas, nas últimas 24 horas, no seu alto curso e no vale do seu maior afluente, o Muru.
No entanto, este é um rio diferente dos outros do Acre: seu nível, tanto sobe rapidamente, como desce com a mesma velocidade. Basta que ocorram chuvas volumosas ou que elas diminuam, apenas 24 horas antes.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui acompanha, o tempo todo, os comportamentos da atmosfera e dos rios do Acre e das regiões vizinhas.
Assim, acompanhe nossas atualizações que ocorrem a qualquer momento para ficar bem informado sobre o que mais provavelmente deverá acontecer nos próximos dias.