Nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, poderá atingir a maior marca já registrada. Rios Acre, Iaco, Purus, Envira e Tarauacá não oferecem perigo iminente.

jan 29

15h 10min

PLANTÃO DO VERÃO 2017: ALERTA URGENTE EM CRUZEIRO DO SUL.
NÍVEL DO RIO JURUÁ VAI SUBIR AINDA MAIS
Há mais de duas semanas, O Tempo Aqui vem alertando sobre o transbordamento e enchente do rio Juruá. Informou também sobre a alta probabilidade de que seu nível, em Cruzeiro do Sul, deveria ficar próximo ou passar de 14 metros, devido às fortes e volumosas chuvas que caem há mais de três semanas em toda a sua bacia hidrográfica em território acreano.
São chuvas fortes e volumosas que estão abrangendo todos os seu afluentes, inclusive, uma pequena parcela em território peruano.

ALERTA DE ENCHENTE DE PROPORÇÕES ALARMANTES
O Tempo Aqui volta a alertar que o nível do rio Juruá poderá ficar próximo ou até passar de 14 metros, nos próximos dias, na cidade de Cruzeiro do Sul, o que poderá resultar em marca histórica.
Nas últimas 48 horas, as chuvas foram extremamente intensas, cujos valores estimados são superiores a 150mm em quase toda a área do vale do Juruá situada nos municípios de Porto Walter, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul, desde a serra do Divisor, até o limite com os afluentes do rio Tarauacá.
Chuvas torrenciais, estimadas acima de 80mm, ocorreram nas últimas 48 horas, também, nos vales dos rios Moa e Liberdade, nos municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.
Assim, não é previsão, mas afirmação de que o nível do rio Juruá ainda vai subir muito nos próximos dias, podendo causar sérios transtornos à população ribeirinha.

DEMAIS RIOS ACREANOS NÃO OFERECEM PERIGO
Os rios Acre, Iaco, Purus, Envira e Tarauacá não oferecem nenhum perigo de transbordamento no momento, pois as chuvas estão bem abaixo da média em suas bacias hidrográficas situadas acima das cidades acreanas banhadas por eles.
Chuvas intensas, que poderão oferecer perigo de transbordamento desses rios, só devem ocorrer após o dia 2 de fevereiro.
Portanto, a situação, em Rio Branco, Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manuel Urbano e Feijó, será de tranquilidade até por volta do próximo dia 6 de fevereiro.
A única exceção é em relação ao rio Tarauacá que, embora, por enquanto, não ofereça nenhum perigo de sérios transtornos, poderá causar inundação após o dia 3, pois qualquer chuva mais volumosa no seu alto curso e no vale do seu afluente, o Muru, poderá resultar em transbordamento.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui, como sempre tem feito, acompanha tudo o que acontece com o tempo e o nível dos principais rios do Acre e das regiões vizinhas e, na iminência de uma provável situação mais séria, informará, imediatamente, através do seu Plantão do Verão 2017.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações que ocorrem diariamente e a qualquer momento, para ficar bem informado sobre o tempo no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru, e a situação do nível dos principais rios da Amazônia sul-ocidental.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *