Não será frio nem friagem, mas o maior declínio da temperatura, em janeiro, dos últimos 27 anos no Acre e em parte de Rondônia. Alerta de temporais.
jan 26
12h 30min
VENTOS INTENSOS E QUEDA DA TEMPERATURA
A última vez que fez frio no mês de janeiro, no Acre, foi no ano de 1990. A chegada de uma forte onda de frio, naquele mês, daquele ano, despencou a temperatura, principalmente, no leste e no sul do estado. Em Rio Branco, a mínima registrada foi de 14,2ºC. Isso foi há 27 anos.
Agora, na penúltima semana de janeiro de 2017, chega ao Acre e regiões vizinhas, nova frente fria, com ventos fortes, cujas rajadas poderão passar de 60km/h em alguns pontos mais altos. Será nesta sexta-feira, 27 de janeiro, durante o dia. Logo em seguida, começará a penetração de uma massa de ar polar. Será a maior queda de temperatura para um mês de janeiro, no Acre, dos últimos 27 anos.
Os ventos intensos da direção sudeste continuarão soprando no sábado e, com menor intensidade, no domingo, deixando o tempo bom e seco. Assim, as chuvas darão uma trégua até por volta da próxima segunda-feira, na maior parte do Acre e de Rondônia, principalmente, no leste e sul acreano e no sul e oeste rondoniense. As chuvas até poderão ocorrer, mas de forma rápida e fraca e, somente, em alguns poucos pontos isolados.
No entanto, nas regiões de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Boca do Acre, as chuvas deverão continuar a ocorrer de forma passageiras, pois, nessas áreas, o ar vai continuar bastante úmido.
MÍNIMAS PODERÃO OSCILAR ENTRE 17 E 20ºC
Não será frio nem friagem, mas a temperatura sofrerá um leve declínio e as mínimas deverão oscilar entre 17 e 20ºC, em Rio Branco, Sena Madureira, Brasileia, Assis Brasil, Xapuri, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena e cidades próximas.
Durante o dia, as temperaturas máximas terão queda mais significativas e deverão ficar situadas entre 24 e 27ºC, nessas cidades.
No vale do Juruá, no sul do Amazonas e no centro e norte de Rondônia, os ventos fortes também chegarão, porém as temperaturas mínimas ficarão um pouco mais altas do que na capital acreana.
Como O Tempo Aqui já esclareceu, não será friagem, porém, algumas pessoas mais sensíveis poderão até sentir um pouquinho de frio, pois os ventos intensos farão a sensação térmica ser um pouco menor do que a temperatura real.
Esse fenômeno não seria nenhuma surpresa, para os acreanos e rondonienses, se ocorresse no inverno, quando as temperaturas despencam para valores inferiores a 12ºC, com sensação próxima de zero. O que chama a atenção é que vai ocorrer no auge do verão, no mês de janeiro, o que é raríssimo de acontecer.
ALERTA DE TEMPORAIS, COM CHUVAS FORTES, RAIOS E VENTANIAS
A aproximação desta frente fria e a sua chegada, nesta sexta-feira, criam condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes e volumosas, raios, ventanias e possibilidade de queda de granizo em alguns pontos.
Portanto, a população dever ficar atenta, pois, a qualquer momento, nesta quinta-feira e na sexta-feira, tanto de dia quanto de noite, poderão ocorrer transtornos, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios e igarapés, queda de galhos e árvores, destelhamento e danos às edificações e deslizamento de terra, além do perigo dos raios.
O Tempo Aqui sempre esclarece que essa situação de tempo adverso não é de forma generalizada, mas pontual, ou seja, pode acontecer forte temporal numa cidade e, em outra próxima, apenas ventar forte ou chover fraco.
O único fenômeno certo é que haverá penetração de ar um pouco mais frio, com ventos intensos soprando da direção sudeste, mas que não necessariamente sejam perigosos.