Primeira onda de frio polar de 2017 chega ao Brasil e diminui a temperatura também no Acre e Rondônia. Chuvas dão uma trégua e o tempo fica bom no sábado e no domingo.
jan 24
15h 40min
ONDA POLAR ATINGE O ACRE AINDA NESTA SEMANA
Não é frio. Não é friagem. A primeira onda de frio de 2017, de origem polar, chega ao Brasil na próxima quinta-feira, dia 26 de janeiro, derrubando a temperatura em vários estados do Brasil, mas não haverá frio intenso.
Em pleno mês de janeiro, no auge do verão, não é comum tal fenômeno acontecer, mas uma intensa massa de ar frio desloca-se rapidamente na direção do Brasil e a frente fria que a antecede deverá provocar ventos fortes por onde passar.
No Acre e em Rondônia, essa frente fria chega na noite desta quinta-feira para sexta-feira, também, com ventos intensos e pode provocar temporais em alguns pontos.
A temperatura cai levemente e, no início do sábado e do domingo, deverá oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia, Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena.
Em Mato Grosso, a temperatura também cai um pouco, principalmente, na região do Pantanal, incluindo as cidades de Cuiabá e Cáceres.
CHUVAS INTENSAS ANTECEDEM ESTA FRENTE FRIA
Até a próxima sexta-feira, ocorrerão chuvas fortes e volumosas, com possibilidade de raios e ventanias, na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru.
Temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, também, deverão ocorrer, durante toda esta semana, no Amazonas, em Goiás e no Distrito Federal.
TEMPO BOM, SEM CHUVAS A PARTIR DE SEXTA-FEIRA
Após a passagem da frente fria, uma massa da ar seco polar penetra com força e deixa o tempo bom, sem chuvas, por alguns dias, na maior parte do Acre, do sul e oeste de Rondônia, da região do Pantanal de Mato Grosso, da Bolívia e do sudeste do Peru.
No leste e no sul do Acre, assim como no sul e oeste de Rondônia, na Bolívia e no sudeste do Peru, as chuvas deverão dar uma trégua de, pelo menos, três dias, a partir do próximo sábado, dia 28 de janeiro. Se chover, será de forma passageira e, apenas, em alguns poucos pontos isolados.
ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui dará mais informações sobre esta mudança do tempo. Acompanhe, portanto, nossas atualizações para ficar bem informado e, assim, planejar melhor suas atividades.
Já existem previsões de como será o inverno para este ano na região Amazônica? Haverão muitas frente frias como as do ano passado?
Olá, Célia. Tudo indica que ocorrerão fortes ondas de frio penetrando no Brasil, durante o próximo inverno, a exemplo do que já está acontecendo no hemisfério norte, com as intensas quedas de neve na Europa e na América do Norte. A primeira onda de frio, de origem polar, já chega ao Brasil, agora, em janeiro, no auge do verão, porém, ainda, não haverá queda acentuada da temperatura, mas, para um mês de janeiro, é pouco comum, pois, até no Acre, vai esfriar um pouquinho. A princípio, deverão ocorrer, em Rio Branco, neste inverno de 2017, quedas acentuadas da temperatura, com frequentes incursões de ar polar, a partir de maio ou até antes, mas, principalmente, em junho e julho.
Muito obrigado pela participação.