No Acre, no momento, somente o rio Juruá é motivo de preocupação. Em Rio Branco, já choveu 80% da média de janeiro.
jan 24
12h 35min
PLANTÃO DO VERÃO 2017
RIO ACRE BAIXA RAPIDAMENTE EM RIO BRANCO
Na capital acreana, choveu, até as 12 horas desta terça-feira, dia 24 de janeiro, apenas 230mm, ou seja, 80% da média climatológica do mês. Em Brasileia e em Epitaciolândia, também choveu 230mm até o momento.
Com chuvas abaixo da média, o nível do rio Acre, em Rio Branco, ainda não atingiu, em 2017, sequer a cota de 10 metros, sendo que na região de Brasileia, seu nível tem oscilado em torno de 4 metros. Em Rio Branco, vai continuar baixando e, pelo menos neste mês de janeiro, não oferece perigo de transbordamento na capital acreana. As chuvas ficaram acima da média apenas no vale do riozinho do Rola, daí sua cota ter passado pouco mais de 9 metros, na última segunda-feira, dia 23, em Rio Branco.
EM TARAUACÁ, JÁ CHOVEU BEM ACIMA DA MÉDIA
As chuvas, em Tarauacá, já atingiram, até esta terça-feira, 395mm, bem acima da média que é em torno de 250mm. O rio Tarauacá poderá transbordar nos próximos dias, pois chuvas volumosas deverão ocorrer no seu alto curso e no vale do rio Muru, seu afluente.
RIO JURUÁ CONTINUA TRANSBORDANDO E PODE PIORAR
Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá continua acima de 13 metros e deverá aumentar nas próximas horas e dias, tendo em vista as intensas chuvas que caíram e vão continuar caindo até sexta-feira, na maior parte da sua bacia hidrográfica.
É alta a probabilidade de que o nível do rio atinja e passe dos 14 metros durante esta semana.
SENA MADUREIRA CONTINUA DENTRO DA NORMALIDADE
O nível do rio Iaco voltou a subir, devido às chuvas volumosas que ocorrera nas últimas 72 horas, mas, por enquanto, não há tendência de transbordamento nos próximos dias.
UMA ONDA DE AR SECO DEIXARÁ O TEMPO BOM NO ACRE
As chuvas vão continuar, muitas vezes intensas, até a próxima quinta-feira, 26 de janeiro, na maior parte do Acre.
No entanto, na sexta-feira, chega ao Acre a primeira frente fria de origem polar de 2017. Lembrando que, na semana anterior, O Tempo Aqui anunciou a chegada da primeira frente fria do ano, mas de origem subtropical. Desta vez será um frente fria tradicional, ou seja, de origem polar e, atrás dela, avançará uma onda de ar mais seco que deixará o tempo bom, praticamente, sem chuvas, durante uns dois ou três dias, na maior parte do Acre, principalmente, no leste e no sul do estado.
Assim, a elevada umidade do ar e as chuvas diárias e intensas darão uma trégua a partir da próxima sexta-feira, até, aproximadamente, por volta da segunda-feira, dia 30 de janeiro, nas regiões de Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e do sul e oeste de Rondônia, assim como na maior parte da Bolívia e do sudeste do Peru.
No entanto, para ficar melhor informado sobre o tempo diário, acompanhe nossas atualizações que ocorrem a qualquer momento.