No Acre, chuvas intensas e leve declínio da temperatura marcarão o feriadão. Chove muito também em Rodnônia, Amazonas e Mato Grosso.
jan 19
14h 45min
MUITAS NUVENS, CHUVAS E LEVE DECLÍNIO DA TEMPERATURA NO ACRE
O feriadão prolongado no Acre, que vai desta sexta-feira, dia 20, até a próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, será marcado por tempo bastante instável. com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora. As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes e volumosas nestes dias de feriado prolongado. Em alguns pontos e momentos, entretanto, o Sol poderá aparecer forte e o calor ficar abafado, porém, o que vai predominar é o tempo instável, devido à alta umidade do ar.
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios e deslizamento de terra.
As chuvas poderão ser significativamente volumosas, entre 100 e 200mm ou mais, nestes próximos quatro dias, principalmente, no leste e sul do Acre e nas regiões do alto curso dos rios Purus, Tarauacá e Juruá.
PRIMEIRA FRENTE FRIA DE 2017 VAI DIMINUIR SENSIVELMENTE O CALOR
A primeira frente fria de 2017 será do tipo subtropical, ou seja, não tem origem polar, e chega ao Acre, onde, além de provocar chuvas torrenciais, vai declinar a temperatura, principalmente, durante o dia, com máximas que devem ficar abaixo de 27ºC, no sábado e no domingo, na maioria dos municípios acreanos.
A temperatura mínima, que ocorre durante a noite, deverá ficar cerca de um ou três graus abaixo da média climatológica para o mês de janeiro. Assim, os dias deverão começar com temperaturas entre 19 e 21ºC, entre sábado e segunda-feira.
O Tempo Aqui esclarece que não é frio, mas um leve declínio da temperatura, já que a frente fria subtropical será de fraca intensidade.
RONDÔNIA, AMAZONAS E MATO GROSSO TERÃO CHUVAS ABUNDANTES
As chuvas também serão intensas, nestes próximos dias, na maior parte de Rondônia, do Amazonas e de Mato Grosso.
Em algumas áreas, o volume de chuvas, neste dias, poderá ser superior a 200mm, principalmente, no centro, oeste e noroeste mato-grossense, no sul, leste e norte de Rondônia e no sudeste, sul e sudoeste do Amazonas.
GOIÁS E DISTRITO FEDERAL TERÃO CHUVAS PASSAGEIRAS
As chuvas diminuem na maior parte de Goiás e do Distrito Federal, nestes próximos quatro dias, mas continuarão a ocorrer de forma passageira.
Em alguns pontos, no entanto, pode chover forte e intensamente, com raios e ventanias, principalmente, no sul e sudoeste de Goiás.
BOLÍVIA E PERU COM CHUVAS TORRENCIAIS
Chuvas torrenciais, com acumulados que podem passar de 300mm, deverão ocorrer, nestes dias, também, em boa parte da Bolívia e do Peru.
O norte e o leste boliviano e a região de selva peruana são as áreas com maior probabilidade de ocorrência de chuvas torrenciais, podendo causar sérios transtornos à população de pontos vulneráveis.