Alta umidade do ar, chuvas, muitas nuvens, calor e dias ventilados pelo menos até segunda-feira
jan 13
13h 15min
O TEMPO NÃO MUDA SIGNIFICATIVAMENTE
O primeiro mês de 2017 segue sem mudanças significativas do tempo. Pelo menos até o próximo dia 16, segunda-feira, vão continuar predominando a alta umidade do ar, muitas nuvens, calor e chuvas, em geral, passageiras, mas que podem ser fortes e intensas em algumas áreas do Acre, do Amazonas, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.
Um centro de baixa pressão atmosférica forma-se no norte da Argentina e no centro do Paraguai e, como consequência, os dias ficarão ventilados, principalmente, a partir de domingo, na maior parte do Acre, do sul e sudoeste do Amazonas, do Centro-Oeste brasileiro, do sudeste do Peru e da região de planície da Bolívia.
As chuvas devem ficar intensas e volumosas, com raios e ventanias, na maior parte de Goiás, do Distrito Federal e de Mato Grosso, a partir de domingo e, principalmente, no início da próxima semana, podendo causar transtornos à população de pontos vulneráveis.
No Acre e em Rondônia, as chuvas continuam ocorrendo todos os dias, em geral, passageiras, mas, eventualmente, podem ser fortes e intensas, com pequena probabilidade de raios e ventanias perigosas.
No Amazonas, o calor abafado permanece e as chuvas continuam intensas e diárias, acompanhadas de raios e ventanias, na maioria dos municípios, inclusive, em Manaus.
RIO ACRE VOLTA A BAIXAR RAPIDAMENTE
O nível do rio Acre, após haver atingido pouco mais de 8,5 metros em Rio Branco, volta a baixar rapidamente.
Não há perigo de inundação, pelo menos até o próximo dia 20 de janeiro, mas é bastante provável, que no início de fevereiro, seu nível alcance valores bem acima da média para o mês.
JURUÁ DEVERÁ TRANSBORDAR NOS PRÓXIMOS DIAS
Um volume considerável de água está descendo do alto curso do rio Juruá, cujo nível, em Cruzeiro do Sul, poderá passar de 13 metros na próxima semana.
Assim, com o transbordamento, muitas áreas baixas deverão ficar inundadas.
EM TARAUACÁ, INUNDAÇÃO A QUALQUER MOMENTO
O rio Tarauacá é muito instável e, atualmente, seu nível tem oscilado no limite do transbordamento.
Assim, com um pouco mais de chuva, a cidade de Tarauacá poderá ter algumas áreas alagadas.
RIO IACO ESTÁ DENTRO DA NORMALIDADE
Em Sena Madureira, o rio Iaco mantém-se dentro da normalidade e, por enquanto, não oferece perigo de inundação.
As chuvas da próxima semana poderão ser suficientes para que ocorram pequenos transbordamentos em alguns pontos.