Plantão do Verão 2017: Aumenta a probabilidade de enchentes e inundações no Acre.

jan 10

14h 30min

VERÃO ACREANO CHEGOU COM MUITA CHUVA
Nem bem começou o verão e as chuvas características desta estação estão predominando, não só no Acre, mas, também, no Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru.
São chuvas típicas desta estação na maior parte do Brasil e, muitas vezes, causam sérios problemas à população e às atividades econômicas.
O Tempo Aqui tem publicado, anualmente, nessa época, o Plantão do Verão, para informar sobre a situação atual e a tendência do nível dos rios da região. Nosso propósito é evitar que a população seja surpreendida por eventos que possam trazer sérios prejuízos às pessoas e às atividades econômicas.

RIO XAPURI SUBIU 3 METROS EM 24 HORAS
Chuvas torrenciais ocorreram na última segunda-feira (9/1/2017), na maior parte do Acre, Os volumes mais significativos, acima de 60mm, foram nos vales do riozinho do Rola e dos rios Xapuri, Iaco e Macauã, no alto curso do rio Juruá (Peru) e na região de Tarauacá.
O rio Xapuri, no seu baixo curso teve seu nível aumentado em 3 metros nas últimas 24 horas, enquanto o riozinho do Rola, no seu alto curso, continua subindo ininterruptamente.
Já, na região do alto curso do rio Acre, as chuvas não foram tão intensas, mas, mesmo assim, seu nível, em Assis Brasil, aumentou mais de 2 metros em apenas 12 horas (entre 0 e 12 horas desta terça-feira).
Ainda não há motivos para maiores preocupações, em Rio Branco, mas o nível do rio Acre vai continuar subindo, devido, principalmente, aos seus dois principais afluentes, o riozinho do Rola e o rio Xapuri, que receberam muita água pluvial nos últimos dias.

RIO JURUÁ PODERÁ TRANSBORDAR ESTA SEMANA
Voltou a chover forte no alto curso do rio Juruá, em território peruano, sendo, portanto, como O Tempo Aqui tem anunciado nas últimas semanas, bastante provável que seu nível, em Cruzeiro do Sul, atinja a cota de transbordamento, nos próximos dias.
As chuvas têm sido volumosas em toda a serra do Divisor e nos vales dos rios Moa, Liberdade e demais afluentes do Juruá, inclusive, em áreas do Amazonas, o que faz diminuir a velocidade de escoamento das águas que vêm do seu alto e médio curso.

CHUVAS VÃO CONTINUAR INTENSAS
A enorme quantidade de água evaporada do oceano Atlântico, que é trazida para a Amazônia Ocidental pelos ventos que sopram da direção nordeste, vai continuar provocando chuvas diárias e volumosas no Acre, no Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru.
As condições atmosféricas atuais nos mostram que essas chuvas intensas devem permanecer pelo menos até o próximo dia 20 de janeiro, mesmo que ocorram um ou dois dias sem chuva em alguns pontos da região.

AUMENTA A PROBABILIDADE DE ENCHENTES E INUNDAÇÕES
A probabilidade de ocorrerem enchentes e inundações, neste verão, aumenta a cada dia, mas nada que seja alarmante, por enquanto.
No momento, a possibilidade maior de transbordamento, ainda nesta semana, é do rio Juruá, na região de Cruzeiro do Sul.
Em Tarauacá, o rio poderá transbordar também, a qualquer momento, pois basta chover um pouco mais para que o seu nível suba rapidamente.
Outro rio que merece atenção é o Iaco, tendo em vista que choveu muito e vai continuar chovendo em sua bacia hidrográfica.
Em Rio Branco, por enquanto, a situação do rio Acre é tranquila, mesmo com seu nível subindo todo dia, cuja cota já se aproxima dos 8 metros. A possibilidade de transbordamento imediato é nula, mas começará a aumentar a partir da próxima semana.

O TEMPO AQUI ESTÁ ATENTO
Diariamente e a todo momento, O Tempo Aqui monitora as chuvas e o nível dos principais rios do Acre e de Rondônia para informar a situação atual e a tendência para os próximos dias.
Acompanhe, portanto, nossas publicações diárias no Plantão do Verão 2017 e fique bem informado.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *