Chuvas voltam a ficar intensas, na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste brasileiro, durante esta semana
jan 09
13h 45min
MAIS UMIDADE DO ATLÂNTICO
As chuvas intensas voltam a predominar, nesta segunda semana de 2017, na maior parte da Amazônia Ocidental, do Centro-Oeste brasileiro, da Bolívia e do Peru. A tendência da atmosfera é de que ocorram chuvas volumosas no Acre, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
Em muitas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população, como subida acentuada do nível dos rios maiores, transbordamento dos rios menores, rápida inundação de ruas e deslizamento de terra.
Será uma semana em que se deve ficar atento, pois poderão ocorrer surpresas no que diz respeito a inundações.
ACRE
A semana será com tempo bastante instável e úmido, muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, principalmente, na parte da tarde e nas primeiras horas da noite. Chuvas intensas devem ocorrer no alto curso dos rios Acre, Xapuri, Iaco, Macauã, Chandless, Purus, Envira, Muru e Tarauacá e na maior parte do vale do Juruá.
Sempre que o Sol aparecer, o calor ficará muito abafado, devido à elevada umidade do ar, mas, durante a noite, a temperatura estará agradável, devido às chuvas.
RONDÔNIA
As chuvas, durante esta semana, serão, em geral, de forma passageira, mas poderá chover forte e intensamente, em qualquer município. As chuvas mais intensas, com possibilidade de transtornos, deverão ocorrer, a partir de quarta-feira e, principalmente, entre quinta-feira e sábado.
O calor muito abafado, durante o dia, vai continuar, devido à alta umidade do ar.
AMAZONAS
Sem mudanças significativas, o tempo continuará quente, abafado e muito úmido em todo o Amazonas. As chuvas ocorrerão a qualquer hora e, em muitos municípios, serão fortes e intensas. É alta a probabilidade de ocorrência de temporais, com raios e ventanias, principalmente, na região de Manaus e no centro, no nordeste, no leste, no sudeste e no sul amazonense.
GOIÁS
Chuvas generalizadas, que poderão ser acompanhadas de fortes temporais, deverão ocorrer a partir desta terça-feira, porém, serão mais intensas, entre quarta-feira e domingo, principalmente, no centro, no sudeste, no sul, no sudoeste e no oeste do estado.
MATO GROSSO
Chuvas fortes e volumosas devem ocorrer durante esta semana, principalmente, a partir de quarta-feira. As áreas onde deve chover mais intensamente são o centro, o leste, o sudeste, o sul, o sudoeste e o oeste mato-grossense.
O calor continua muito abafado, durante o dia, devido à elevada umidade do ar.
DISTRITO FEDERAL
As chuvas retornam durante esta semana e podem ser fortes e volumosas na maior parte do Distrito Federal, com possibilidade de temporais em alguns pontos. Os maiores volumes devem ocorrer entre quarta-feira e domingo.
PERU
Chuvas intensas vão continuar predominando, durante esta semana, em toda a região de selva do Peru (Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos), na encosta oriental dos Andes (o lado voltado para a selva) e na região de Cusco.
Em Lima, não chove e faz calor, com máximas oscilando entre 27 e 30ºC.
Pode chover em Arequipa e em Puno.
É alta a probabilidade de ocorrerem deslizamentos de terra e quedas de barreiras nas serras peruanas.
BOLÍVIA
As chuvas mais intensas, durante esta semana, estarão ocorrendo no noroeste, no norte e no nordeste boliviano, assim como na subida dos Andes.
O calor vai predominar em toda a região de planície, mas o tempo estará bastante ventilado, com ventos do norte e de noroeste, devido a um centro de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina e no Paraguai.
Em La Paz, chuvas leves, com trovoadas, vão predominar e a temperatura mínima oscila entre 6 e 10ºC, enquanto a máxima varia entre 17 e 20ºC.