Chuvas marcarão os primeiros dias de 2017 no Acre, Rondônia, Amazonas e parte de Mato Grosso
jan 02
15h 30min
CHUVAS INTENSAS DURANTE ESTA SEMANA
A primeira semana de 2017 será marcada por chuvas diárias, muitas vezes, fortes e intensas, na maior parte do Acre, de Rondônia e do Amazonas, assim com no oeste, noroeste e norte de Mato Grosso. Chove muito, também, na maior parte da Bolívia e da região de selva do Peru.
A alta umidade do ar. originária do oceano Atlântico, penetra com força no interior da Amazônia. Esta umidade e o calor, característicos do verão, deixam o tempo bastante instável. Assim, a elevação rápida desse ar até as camadas muito frias da atmosfera provoca a formação de nuvens carregadas e extensas, que resultam em chuvas fortes e volumosas em toda a região.
As chuvas ocorrem diariamente, a qualquer momento, mas, principalmente, durante a tarde e nas primeiras horas da noite.
Os maiores volumes de chuva deverão ocorrer entre quarta-feira e sexta-feira, podendo superar a marca de 80mm diários, em algumas áreas, principalmente, no centro e norte de Rondônia, no centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste do Amazonas, no vale do Juruá acreano, nas regiões peruanas de Porto Maldonado, Pucalpa e Iquitos e próximo aos Andes, desde o norte do Peru até o sul da Bolívia.
Chove muito, também, na região de Cusco, no Peru, com acumulados significativos, durante esta semana.
ALGUNS RIOS PODEM TRANSBORDAR
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de transbordamentos e inundações ribeirinhas de alguns rios da região, durante esta semana, principalmente, no sul e sudoeste do Amazonas, em Rondônia, no centro e oeste do Acre, no centro, noroeste, norte e nordeste da Bolívia e na região de selva do Peru.
Os rios de maior volume e extensão também terão seus níveis em rápida elevação, como o Madeira, o Mamoré, o Guaporé, o Juruá, o Tarauacá, o Envira, o Purus, o Madre de Dios e o Beni. Os rios Juruá e Tarauacá podem transbordar nos próximos dias desta semana.
CHUVAS PASSAGEIRAS OCORREM EM GOIÁS E MATO GROSSO
Não há tendência, durante esta semana, de chuvas generalizadas e volumosas em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso, exceto no oeste, no noroeste e no norte mato-grossense.
Nessas áreas, o calor abafado continua, com chuvas passageiras, porém, em alguns pontos, pode chover forte e intensamente.