Forte temporal atingiu o Acre. Choveu, em 2 horas, a metade da média para todo o mês. Rio Acre subiu 4m em apenas 12 horas.
dez 15
11h 10min
A MAIS FORTE CHUVA DO ANO
Aconteceu como previsto e anunciado por O Tempo Aqui. A aproximação e chegada de uma frente fria provocou fortes temporais, na maior parte do Acre, na noite desta quarta-feira (14/12/2016). Choveu acima de 100mm em vários pontos.
Em Epitaciolândia, foram registrados 117,2mm de chuva em menos de 10 horas. No entanto, o que impressionou foi que, em apenas 2 horas, choveu 82,8mm. Assim, choveu, em poucas horas, a metade do que normalmente chove no mês todo. Somando-se os volumes de chuva que ocorreram desde o início de dezembro, já são 230mm, ou seja, já choveu, na região do Alto Acre, praticamente, todo o esperado para o mês inteiro.
Na cidade de Brasileia, o volume de chuvas foi de 109,6mm, na estação pluviométrica localizada sobre a ponte do rio Acre, entre o Brasil e a Bolívia.
No entanto, o que chamou mais atenção foi que, em Brasileia, em apenas 15min, choveu 30,4mm. Esse valor, por exemplo, é a média de todo o mês de agosto. A cidade de Assis Brasil não ficou para trás, pois, em apenas, 15 minutos, choveu 20,4mm.
Essa chuva foi acompanhada por muitos raios e ventos, cujas rajadas passaram de 55km/h, segundo registro da estação meteorológica de Epitaciolândia.
Choveu torrencialmente, também, em Capixaba, com 83,6mm, e em Assis Brasil, com 66,4mm.
No vale do riozinho do Rola, foram registrados 75,0mm, no seu alto curso, e 57,6mm, próximo à sua foz.
NÍVEL DO RIO ACRE SUBIU 4 METROS NAS ÚLTIMAS 12 HORAS
As chuvas torrenciais registradas na noite de quarta-feira para quinta-feira refletiram-se imediatamente no nível do rio Acre.
O maior aumento ocorreu no seu alto curso, pouco acima da cidade Assis Brasil, onde o nível do rio Acre subiu de 50 centímetros para 4,5 metros, ou seja, aumentou 4 metros, em, apenas, 12 horas.
Não foi diferente em Brasileia e em Xapuri, pois nessas cidades, seu nível aumentou 2m, nesse mesmo intervalo de tempo. Aumento considerável também ocorreu no riozinho do Rola, principalmente, no seu médio e alto curso.
Portanto, nos próximos dias, o nível do rio Acre, em Rio Branco, sofrerá aumento significativo, mas que não oferecerá, por enquanto, motivos para maiores preocupações.