Temperatura cai e tempo fica fechado e chuvoso, com ventos intensos, em parte do Acre e de Rondônia. Alerta de temporais.
dez 14
11h 45min
FRIO POLAR CHEGA E MUDA RADICALMENTE O TEMPO
É raro chegar uma frente fria forte ao Acre e Rondônia, no mês de dezembro, mas não impossível. Nesta quinta-feira (15/12/2016), chega a mais forte onda de frio polar, para este mês, dos últimos 20 anos. A menor temperatura registrada, neste mês, por exemplo, em Rio Branco, foi no dia 21 de dezembro de 1979, quando fez 16,0ºC na capital acreana, acontecendo exatamente no dia do início do verão.
Desta vez, não haverá friagem nem tampouco vai fazer frio intenso, mas a temperatura cai e fica bem abaixo da média, durante o dia, até, pelo menos, a próxima sexta-feira (16/12/2016). As maiores temperaturas, nesses dois dias, deverão ficar abaixo de 28ºC, na maior parte do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sul do Amazonas. Em algumas cidades, como Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Xapuri, Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, a temperatura máxima, poderá ficar abaixo de 26ºC.
No entanto, a incursão de ar frio, de origem polar, será fraca, mas mesmo assim, no final das noites desses dias, as mínimas deverão oscilar entre 18 e 21ºC, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia.
CHUVAS INTENSAS, COM POSSIBILIDADE DE TEMPORAIS
Essa frente fria avança com muita velocidade na direção do Acre e o seu choque com o ar quente e úmido que está sobre a região provocará tempo severo, com chuvas volumosas, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru.
Assim, os próximos dias deverão ser com tempo instável e fechado e chuvas a qualquer hora.
No entanto, em muitas áreas, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes e intensas, ventanias perigosas, muitos raios e eventual queda pontual de granizo.
O Tempo Aqui alerta que o tempo severo que se aproxima poderá provocar transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e destelhamento de edificações, além do perigo dos raios.
Entretanto, é bom lembrar que, embora as condições meteorológicas estejam favoráveis à ocorrência de tempo severo nesses dias, tais temporais são pontuais, ou seja, podem ocorrer com forte intensidade em uma cidade e, em outra próxima, apenas chover forte ou somente ventar moderadamente.