Temperatura cai com chegada de onda de frio polar. Chuvas aumentam e podem causar transtornos.
dez 13
12h 40min
ONDA DE FRIO NO MÊS DE DEZEMBRO É ATÍPICA
Faltando apenas seis dias para começar o verão, uma onda de frio polar chega e derruba a temperatura em boa parte do Brasil, inclusive, na Amazônia Ocidental.
Uma frente fria avança rapidamente na direção do Acre, onde chegará na próxima quinta-feira (15/12/2016), com fortes rajadas de vento de sudeste. Nesse mesmo dia, o sul e o oeste de Rondônia, o sul do Amazonas, a região do Pantanal de Mato Grosso, as planícies da Bolívia e o sudeste do Peru também serão atingidos pela frente fria.
Logo após a chegada dessa frente fria, haverá penetração de um pouco de ar frio polar. Assim, a temperatura cai, mas não será uma friagem típica nem tampouco haverá frio intenso. No entanto, por ser o mês de dezembro, essa penetração de ar polar deverá ser a maior dos últimos 20 anos na Amazônia Ocidental, neste mês.
O calor dará uma boa trégua e as temperaturas máximas, entre quinta-feira e sábado, deverão ficar situadas abaixo de 28ºC, enquanto as mínimas, ao amanhecer desses dias, oscilarão, entre 18 e 21ºC, dependendo da cidade.
CHUVAS INTENSAS, COM POSSIBILIDADE DE TEMPORAIS
A aproximação e a chegada dessa frente fria e o seu choque com o calor e a umidade que estão sobre a região deverão provocar chuvas intensas e generalizadas no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
As condições atmosféricas estarão altamente favoráveis, entre esta quarta-feira (14/12/2016) e o próximo domingo (18/12/2016) à ocorrência de tempo severo, com chuvas fortes e volumosas, muitos raios, ventanias e eventual queda pontual de granizo, em vários pontos da Amazônia Ocidental e do Centro-Oeste brasileiro.
ALERTA DE TRANSTORNOS
O Tempo Aqui volta a alertar que, em áreas mais vulneráveis, poderão ocorrer rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e destelhamento de edificações, além do perigo dos raios.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo nos próximos dias.