Chuvas serão intensas, nos próximos dias, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal
dez 09
15h 10min
CHUVAS FORTES E VOLUMOSAS ATÉ QUINTA-FEIRA
A alta umidade do ar que vem do oceano Atlântico, o calor abafado e a aproximação e chegada de duas frentes frias fracas serão os fenômenos atmosféricos responsáveis pelas chuvas fortes e volumosas que ocorrerão, pelo menos até a próxima quinta-feira (15/12/2016), na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
Essas chuvas são típicas de verão, ou seja, ocorrem diariamente, mas de forma passageira, a qualquer momento, principalmente, durante a tarde ou nas primeiras horas da noite, mas podem, em algumas áreas, ter duração de algumas horas.
As condições atmosféricas, nesses próximos dias, também estarão favoráveis à ocorrência, em algumas áreas, de temporais, com chuvas intensas, raios, ventanias e eventual queda pontual de granizo.
Os maiores volumes de chuva deverão ocorrer, nos primeiros dias da próxima semana, principalmente, em áreas de Goiás. do Distrito Federal, de Mato Grosso, do Amazonas e da Bolívia.
ALERTA DE TRANSTORNOS
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e, com menor probabilidade, destelhamento de edificações, além do perigo dos raios.
RIO JURUÁ AUMENTA DE VOLUME COM MUITA RAPIDEZ
As chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias em todo o Acre estão fazendo o nível dos rios aumentar rapidamente, como previsto e anunciado por O Tempo Aqui.
O aumento mais considerável está sendo o do rio Juruá. Nas últimas 48 horas, seu nível passou de 1m para 6m, na cidade de Porto Walter, ou seja, cerca de 5 metros. Nessa mesma cidade, sua vazão aumentou 10 vezes, nesse mesmo intervalo de tempo. Em Marechal Thaumaturgo, o nível do Juruá, passou de cerca de 2m para quase 8m, em apenas dois dias.
Na cidade de Cruzeiro do Sul, nesta sexta-feira (9/12/2016), no final da manhã, seu nível era pouco mais de 8,5m, sendo que 24 horas antes, estava em 5,5m. Até por volta de segunda-feira (12/12/2016), deverá ficar em torno de 11 metros, nessa cidade.
RIO ACRE TAMBÉM TERÁ AUMENTO SIGNIFICATIVO
Na bacia hidrográfica do rio Acre, as chuvas têm sido volumosas há vários dias. Em Rio Branco, o nível do rio deverá continuar aumentando significativamente nos próximos dias, sem, no entanto, causar, ainda, motivos para maiores preocupações.
Os maiores volumes pluviométricos têm sido registrados nas bacias do riozinho do Rola e do rio Xapuri, principais afluentes do rio Acre.
CHUVAS SERÃO INTENSAS NOS PRÓXIMOS DIAS
O verão começa mesmo somente no dia 21 de dezembro, mas as chuvas típicas desta estação já se fazem presente em todo a Amazônia Ocidental e o Centro-Oeste brasileiro. São chuvas diárias e passageiras, a qualquer hora. Em algumas áreas, são fortes e volumosas.
A causa é a penetração de poderosas massas de ar úmido, originárias do oceano Atlântico, e o calor abafado, típico desta estação. Nesta estação, os raios do Sol incidem com mais intensidade e tempo na América do Sul, provocando rápida ascensão do ar úmido e, consequentemente, seu resfriamento e, na sequência, vem a precipitação.
Assim, são esperadas chuvas fortes e volumosas, pelo menos até a próxima quinta-feira (15/12/2016), na maior parte do Acre, do Amazonas, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia e do Peru.
A aproximação e, possivelmente, a chegada de duas fracas frentes frias, na próxima semana, deverão provocar chuvas mais intensas ainda, entre domingo e quarta-feira, com acumulados que podem passar dos 80mm, em alguns pontos.