Chuvas intensas que caíram no Acre não foram causadas pelas condições atmosféricas típicas do período chuvoso
nov 21
11h 25min
O mês de novembro de 2016, no Acre, tem sido marcado por chuvas fortes e volumosas, muitas vezes, acompanhadas por temporais, provocando sérios transtornos à população de áreas vulneráveis.
Até o último dia 18, o volume acumulado, em Rio Branco, já se aproximava da média climatológica de todo o mês que é de 206mm. Já choveu 90% desta média, conforme o registro feito pelas estações pluviométricas oficiais. Tudo indica que o mês vai encerrar com volume bem acima da média, não só na capital, mas na maioria dos municípios do estado.
Essas chuvas intensas, no entanto, aconteceram uma vez por semana. Os outros dias, quando ocorreram, foram chuvas passageiras e pontuais.
A causa dessas precipitações fortes e volumosas são as penetrações de frentes frias. São chamadas chuvas frontais e ocorrem devido ao contato do ar frio com o ar úmido – mas nem tão úmido – que está sobre a região. É por esse motivo que elas aconteceram em um único dia da semana. Já chegaram três frentes frias neste mês de novembro: nos dias 3, 12 e 17. Em todas essas datas, as chuvas foram muito fortes, na maior parte do Acre.
Portanto, ainda não chegou o período chuvoso, quando as chuvas não são causadas pelas frentes frias, mas pelo ar saturado de umidade que vem do oceano Atlântico e o intenso calor que acontece na região. Esse calor leva o ar úmido para alturas de vários quilômetros, onde ocorre o rápido resfriamento e, consequentemente, as chuvas intensas e frequentes.
No período chuvoso, as chuvas são chamadas de convectivas ou de verão, pois são características desta estação do ano que começa em dezembro. Nessa estação, as chuvas são quase diárias e a qualquer momento, com o calor bastante abafado, devido à alta umidade do ar.
Neste mês de novembro de 2016, como se percebe, as chuvas não têm essas características, pois logo depois que ocorrem, a temperatura fica sensivelmente mais baixa e a umidade do ar também diminui um pouco. Seguem-se alguns dias com tempo bom e muito sol.
Ainda neste mês de novembro, deverão ocorrer, pelo menos, mais duas fortes chuvas do tipo frontal, devido à aproximação e chegada de mais ar frio ao Acre.
Essas chuvas frontais, geralmente, são acompanhadas de muitos raios e ventanias, que podem causar sérios transtornos à população, ao contrário das chuvas de verão que são mais frequentes e duradouras, porém, poucas vezes tempestuosas.
Quanto ao nível dos rios maiores, por enquanto, não há nenhum motivo para preocupação, pois essas rápidas elevações duram pouco tempo. Da mesma forma que o nível sobe rápido, desce rápido também.