Onda de frio chega e provoca chuvas e temporais no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Amazonas

nov 16

13h 45min

ONDA DE FRIO DERRUBA A TEMPERATURA
A terceira frente fria de novembro de 2016 chega ao Acre nas primeiras horas da próxima sexta-feira, dia 18. Esta deverá ser mais forte que as anteriores deste mês, pois os ventos de sudeste serão intensos, com rajadas que poderão superar 40km/h em alguns pontos.
Logo após a passagem desta frente fria, uma massa de ar frio, de origem polar, declina a temperatura no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sul e sudoeste de Mato Grosso. É bom lembrar que frente fria é um fenômeno meteorológico, em geral, de curta duração e que não é a causa do declínio da temperatura. O frio só ocorre se a frente fria for sucedida pela incursão de uma massa de ar frio polar. Na próxima sexta-feira, ocorrerá, sim, incursão de ar frio, mas em pequenas proporções. O fenômeno poderá até ser classificada como uma friagem leve ou moderada.
No sábado, a temperatura cai, também, no sul e sudoeste de Goiás.
Em se tratando de mês de novembro, e sendo já a segunda quinzena deste mês, faltando pouco para o início do verão, esta incursão de ar polar pode ser considerada das mais fortes dos últimos anos para o mês, mas bem mais amena do que as que ocorrem no inverno, notadamente, nos meses de junho, julho e agosto.
No entanto, no centro-sul do Brasil as temperaturas terão queda significativa e podem ficar próximas ou até menos de 1ºC.
Nesta quinta-feira, O Tempo Aqui vai trazer informações mais precisas quanto aos valores de temperatura que deverão ser registrados na Amazônia e no Centro-Oeste brasileiro.

ALERTA DE TEMPORAIS E POSSIBILIDADE DE TRANSTORNOS
Nesta quinta-feira, dia 17, e na sexta-feira, dia 18, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes e volumosas, ventanias perigosas, muitos raios e possibilidade de queda pontual de granizo, em áreas do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
As causas desses temporais são a aproximação e a chegada dessa frente fria e o seu choque com o calor e a umidade existentes na região. Essas condições meteorológicas provocam perturbações na atmosfera, cujo resultado pode ser um tempo severo nesses dias.
O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de ocorrência de transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas e riachos, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos às edificações, além do perigo dos raios.
No entanto, esses temporais são pontuais, ou seja, nunca ocorrem de forma generalizada, mas em vários pontos da região por onde passam. Assim, não é surpresa se numa cidade houver forte temporal e, em outra próxima, sequer chover.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *