Ventos intensos no dia do ano em que o Sol nasceu mais cedo em Rio Branco
nov 16
10h 30min
O DIA DO ANO EM QUE O SOL NASCE MAIS CEDO
Nesta quarta-feira (16/11/2016), o Sol nasceu, em Rio Branco, exatamente, às 4h 58min 45s. Este é o dia do ano em que ele nasce mais cedo na capital acreana. A partir do dia seguinte, já nascerá alguns segundos depois, até culminar com o momento em que nascerá mais tarde, no dia 12 de julho do próximo ano.
No entanto, esta data não é a mesma para as demais cidades do Brasil, mas a diferença entre uma e outra região do país ou do hemisfério sul é pequena. De qualquer forma, estes dias, entre 10 e 22 de novembro, são quando o Sol nasce mais cedo no hemisférios sul.
POR QUE OS VENTOS ESTÃO TÃO INTENSOS NESTES DIAS?
A capital acreana e as demais cidades do leste e do sul do estado, assim como o sul e oeste de Rondônia e a região do Pantanal de Mato Grosso, estão sendo atingidas, quase ininterruptamente, desde a última segunda-feira (14/11/2016) por ventos intensos, com fortes rajadas, da direção norte.
Em Rio Branco, na última terça-feira, dia 15, a velocidade média desses ventos foi de 20km/h, durante o dia, com rajadas registradas superiores a 40km/h.
A causa desses ventos é um centro de baixíssima pressão atmosférica que se formou no norte da Argentina e no Paraguai. Assim, essa baixa pressão “suga” o ar que está à sua volta, fazendo com que o ar que está sobre a Amazônia Ocidental desloque-se rapidamente para lá através do corredor de terras baixas que vai até aquele país.
Geralmente, esses ventos, no Acre, antecedem a chegada de uma frente fria, pois aquela baixa pressão atmosférica também é responsável pela formação das frentes frias que atingem a Amazônia Ocidental e o Centro-Oeste brasileiro.
Por esse motivo, na próxima noite de quinta-feira para sexta-feira, uma frente fria chegará ao Acre e, logo em seguida, uma massa de ar frio polar vai fazer a temperatura cair e mais uma friagem ocorrerá no estado, mas de intensidade moderada.