Massa de ar frio é a maior dos últimos anos, em outubro, e a temperatura pode cair para menos de 15ºC no Acre e em Rondônia
out 27
14h 10min
ONDA DE FRIO É A MAIOR DOS ÚLTIMOS ANOS EM OUTUBRO
Como previsto, a frente fria chegou com força, cujos ventos passaram de 50km/h, em Rio Branco e em Brasileia.
A poderosa massa de ar frio, de origem polar, começa a entrar e a temperatura máxima deve ficar abaixo de 24ºC, no leste e sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia. Às 14 horas desta quinta-feira (27/10/2016), os termômetros oficiais do INMET, marcavam, apenas, 22ºC, em Rio Branco, e 19ºC, em Brasileia e em Epitaciolãndia. No entanto, devido aos ventos intensos, a sensação térmica para quem estivesse exposto a esses ventos era inferior a 15ºC, segundo a metodologia utilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Esta é a maior incursão de ar frio polar dos últimos 15 anos para o mês de outubro na Amazônia Ocidental.
FRIO CONTINUA E TEMPERATURA PODE FICAR ABAIXO DE 15ºC
A massa de ar frio vai continuar penetrando e a temperatura pode cair para valores inferiores a 15ºC em algumas cidades do leste e sul do Acre, do sul e oeste de Rondônia e da região do Pantanal de Mato Grosso, como em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil, Capixaba, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Cáceres e Cuiabá.
Em Rio Branco, as mínimas, ao amanhecer da sexta-feira, de sábado e de domingo, deverão oscilar entre 15 e 17ºC.
Os ventos de sudeste vão continuar soprando intensamente, com fortes rajadas, no Acre, em Rondônia e no sul e sudoeste do Amazonas, até o próximo sábado (29/10/2016).
A temperatura cai significativamente, também, no sul e no sudoeste de Goiás, com mínimas que poderão oscilar entre 10 e 13ºC, entre sexta-feira e domingo.
CHUVAS CESSAM A PARTIR DESTA SEXTA-FEIRA
As chuvas cessam por completo a partir desta sexta-feira e o tempo bom deve durar pelo menos até o próximo domingo.
No entanto, a temperatura diurna vai continuar bem abaixo da média, o dia inteiro, na sexta-feira e no sábado, mas volta a subir a partir de domingo.
JÁ CHOVEU MUITO ACIMA DA MÉDIA DE OUTUBRO NO ACRE
As chuvas que têm caído em outubro já superaram a média do mês em mais de 50% em algumas áreas, como nos vales do Juruá e do Tarauacá, e em mais de 40%, em Rio Branco e em Brasileia.
Assim, o nível dos rios tende a subir rapidamente nas próximas semanas, já que mais chuvas volumosas deverão ocorrer.
VEM OUTRA ONDA DE FRIO AO ACRE NOS PRÓXIMOS DIAS
Esta não será a última queda da temperatura de 2016, no Acre, em Rondônia e no sul do Amazonas. As condições atmosféricas atuais indicam que mais uma massa de ar polar deverá atingir a região no mês de novembro.
Acompanhe nossas atualizações e seja o primeiro a saber como vai ficar o tempo nos próximos dias.