Onda de frio chega, derruba a temperatura e provoca temporais com chuvas intensas, raios e ventanias

out 25

11h 45min

FRIAGEM À VISTA
Quem pensava que a temperatura não baixaria mais, neste ano de 2016, vai ficar surpreso com a chegada de uma onda de frio polar na próxima quinta-feira (27/10/2016).
Uma frente fria, com ventos intensos, atingirá o Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e as terras baixas da Bolívia e do sudeste do Peru. Logo em seguida, uma massa de ar frio polar, começará a penetrar nessa região. A temperatura cairá bruscamente, principalmente, no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e na região de Porto Maldonado, no Peru.
Não será frio intenso, como normalmente ocorre no inverno, mas a temperatura mínima, ao amanhecer dos três dias seguintes, deverá oscilar, entre 15 e 18ºC, nas cidades de Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil, Guajará-Mirim, Costa Marques, Vilhena, Cuiabá e Cáceres, além das cidades bolivianas de Cobija, Riberalta e Trinidad e da peruana de Porto Maldonado.
No entanto, a sensação térmica será bem inferior, mesmo durante o dia, devido aos ventos intensos que estarão soprando ininterruptamente nesses dias. As condições meteorológicas, com chuvas, muitas nuvens e ventos intensos, caracterizarão uma friagem moderada.
No sul e no sudoeste de Goiás, o ar frio chegará na sexta-feira, declinando moderadamente a temperatura em cidades como Rio Verde, Mineiros e Itumbiara.

ALERTA DE TEMPORAIS PERIGOSOS
A frente fria chega na quinta-feira, mas a sua aproximação começará a provocar mudanças no tempo já a partir desta quarta-feira (26/10/2016), quando deverão ocorrer chuvas volumosas que, em muitos pontos, serão acompanhadas de fortes ventanias, intensas descargas elétricas e queda de granizo.
No entanto, será na quinta-feira e nas primeiras horas de sexta-feira que os temporais serão mais intensos e perigosos no Acre, no sul e sudoeste do Amazonas, em Rondônia, em Mato Grosso, na maior parte da Bolívia e na região de selva do Peru.

TRANSTORNOS EM ALGUNS PONTOS
O tempo severo que se aproxima poderá trazer sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas e pequenos rios, queda de galhos e árvores, destelhamento e danos às edificações, além do perigo dos raios.
Assim, é prudente ficar atento e procurar abrigo adequado quando da aproximação de nuvens carregadas.

ACOMPANHE NOSSAS ATUALIZAÇÕES
O Tempo Aqui estará permanentemente atento às mudanças no comportamento da atmosfera e informará quaisquer alterações, para mais ou para menos, em relação a essa onda de frio e o tempo severo que resultará da sua aproximação e chegada.
Acompanhe, também, nossas atualizações diárias e fique bem informado sobre o tempo meteorológico para o Acre, Rondônia, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Peru e Bolívia.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *